Universidade

Uma relação em que todos ganham

19/02/2019

16:49

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Em clima de integração, a UPF recebeu, na tarde desta terça-feira, dia 19 de fevereiro, oito alunos intercambistas, vindos de universidades do México e de Gana

As aulas ainda não começaram, mas, na tarde desta terça-feira, dia 19 de fevereiro, a Universidade de Passo Fundo (UPF) já recebeu seus primeiros acadêmicos prontos para um novo semestre. Os acadêmicos são, na verdade, os novos intercambistas que foram recebidos pela reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, pela equipe da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII), pelas psicólogas do Setor de Atendimento ao Estudante (Saes) e pelos alunos parceiros que vão acompanhá-los ao longo da sua estadia na Instituição. A atividade de apresentação e integração ocorreu na sala 221 do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Campus I. 

Neste semestre, a UPF recebe oito alunos estrangeiros, sete vindos de universidades do México e um, de Gana. Os estudantes ingressarão nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Agronomia e Engenharia de Computação. Dando as boas-vindas aos intercambistas, a reitora destacou a alegria de iniciar um novo ano letivo, reencontrando a todos e, sobretudo, encontrando pessoas novas na Instituição. A professora lembrou ainda que o intercâmbio é uma relação de troca em que todos ganham. “Nós sempre falamos para os nossos estudantes que aproveitem muito a troca com vocês e da mesma forma queremos que vocês aproveitem muito. Nós vimos de realidades diferentes e essa é a beleza dessa movimentação universitária, desse intercâmbio, desse investimento que vocês estão fazendo na formação de vocês. É uma relação em que todos ganham, vocês e nós”, ressaltou Bernadete. 

Para a coordenadora da AAII, professora Dra. Luciane Sturm, a questão mais importante de se receber alunos estrangeiros está nos aspectos culturais e linguísticos, já que os alunos trazem sua cultura e conhecimento das suas universidades e dos seus países. “Acho que é uma forma de a gente incentivar a internacionalização em casa, perspectiva que vamos desenvolver bastante este ano aqui na UPF. Claro que gostaríamos que todos os nossos estudantes pudessem viajar, mas receber esses alunos aqui também é importante. É uma forma de aqueles que não podem viajar terem esse contato com pessoas de outros países, de outras universidades, e, de alguma forma, acabarem tendo essas experiências que são tão importantes”, comentou. 

No país do futebol


Esta é a primeira vez que a UPF recebe um aluno de Gana. Romeo Asante Asirifi estuda Engenharia de Computação e veio para o Brasil por meio de um programa do governo federal. Já quase dominando o português – antes de vir, ele precisou estudar o idioma e prestar uma prova de proficiência em língua portuguesa –, o estudante contou que, desde criança, sempre gostou de futebol e, por isso, o Brasil, país do futebol, foi sua primeira escolha. “Eu sempre quis estudar fora do país, então, a oportunidade de estudar no Brasil foi como uma chance de realizar dois sonhos de uma vez. Eu escolhi a UPF porque já li muitas coisas sobre a Universidade, inclusive que é uma das melhores do sul do país e do Brasil também”, contou.