Pesquisa e Inovação

Uma imersão no empreendedorismo, na criatividade e na inovação

05/04/2019

21:36

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Startup Day UPF iniciou nesta sexta-feira, 5 de abril, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento da visão empreendedora e potencializar possíveis novos empreendimentos. Programação ocorre por 24 horas ininterruptas

24 horas para criar, inovar e surpreender. Esse é o desafio dos 200 participantes que se inscreveram para mais uma edição do Startup Day UPF. O circuito de inovação promovido pela Universidade de Passo Fundo (UPF) teve início na noite desta sexta-feira, dia 5 de abril, e encerra às 19h30min deste sábado, dia 6, com 24 horas de atividade ininterruptas. A programação ocorre no Centro de Eventos da UPF, Campus I.

Construído como um projeto multidisciplinar, o Startup Day envolve estudantes e profissionais das mais variadas áreas do conhecimento, com foco no desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação. Cada equipe participante tem 24 horas para desenvolver um novo negócio, a partir de um desafio proposto. O propósito central, segundo os organizadores, é incentivar o desenvolvimento da visão empreendedora dos participantes e potencializar possíveis novos empreendimentos que possam ser pré-incubados na Incubadora UPF Parque (IUP).

Presente na abertura do evento, o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UPF, professor Dr. Antônio Thomé destacou a consolidação do Startup Day que, neste ano, chega a sua terceira edição. “É um evento de sucesso, que se consolida, mostrando a importância da inovação tecnológica, que vai ser o futuro dessa Instituição, do Brasil e do mundo. Todo mundo está discutindo como transformar conhecimento em produto. E o Startup Day traz essa ideia, traz os estudantes, as equipes internas e externas para colocar em prática suas ideias e transformarem em um produto”, pontuou.

Todas as 24 horas de atividades serão coordenadas por professores, especialistas, empresários e empreendedores, com base na metodologia do Design Thinking. Para ninguém dormir, o evento prevê uma série de atividades que promovem a interação entre os participantes em um ambiente cheio de surpresas. “Nós temos uma estrutura gamificada, então os participantes vão entrar nessa imersão que foi dividida em 10 fases. Cada fase tem um grupo de mentores e professores participando, auxiliando as equipes para poder potencializar ainda mais as ideias”, explicou o coordenador do evento professor Me. Anderson Neckel.

Segundo ele, entre as novidades da programação deste ano está o Café com Especialistas. “É um momento que vai ocorrer entre as tarefas em que os participantes serão convidados a ir para um outro ambiente, sentar um pouco, se concentrar e trocar uma ideia para melhorar um pouco mais o planejamento”, contou. Ao final das 24 horas, todas as equipes apresentarão seus projetos e os três melhores serão convidados a pré-incubá-los no UPF Parque. Ainda, a melhor equipe participará da final estadual Circuito Multbiz de Startups, em Porto Alegre, com mentoria da Multbiz.

O Startup Day é promovido por meio das vice-reitorias de Graduação e de  Extensão e Assuntos Comunitários, em parceria com a Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), a Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear) e o Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg), em conjunto com o Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio.