Pesquisa e Inovação

Um novo espaço para a produção do conhecimento

27/04/2017

13:27

Por: Caroline Simor

Fotos: Leonardo Andreoli

Inauguração do novo prédio do PPGEdu celebra os 20 anos do Programa e os 60 anos da Faculdade de Educação

Em seus 49 anos, a Universidade de Passo Fundo já formou mais de 73 mil alunos na graduação, mais de 9 mil nos cursos de especialização, cerca de 1800 mestres e doutores e mais de 20 pós-doutores. Nesse cenário, a Faculdade de Educação (Faed), que, em 2017, celebra seus 60 anos, e o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), que completa 20 anos, tiveram importante participação. Para celebrar essas conquistas, Reitoria, professores, alunos e funcionários prestigiaram a inauguração do novo prédio do PPGEdu. A solenidade aconteceu na tarde dessa quarta-feira, 26 de abril, e também contou com a presença de lideranças políticas e da comunidade.

Na busca pela nota máxima na avaliação do Ministério da Educação, tanto a Faculdade quanto o Programa têm trabalhado na qualificação de suas ações. Para o reitor, José Carlos Carles de Souza, o novo prédio soma-se a outras conquistas e possibilita o crescimento de todos. “Dentre seus muitos projetos, a UPF tem se dedicado a qualificar a pós-graduação, garantindo estrutura adequada para a produção do conhecimento. É com satisfação que entregamos uma área digna da importância do seu espaço. Essa construção demandou um trabalho muito grande da equipe de coordenação do Programa e da Unidade, mas também da Universidade, no sentido de viabilizar os recursos, de buscar as verbas para essa ampliação. Para nós, isso é fundamental quando olhamos para o futuro”, disse.

Para o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Leonardo José Gil Barcellos, a Faed é um dos exemplos da integração entre ensino, pesquisa e extensão e do modelo espiral, com verticalidade e transversalidade em todos os níveis do conhecimento. “Esse momento representa o sucesso de uma política de expansão, um caminho de consolidação de um modelo que tem dado certo, possibilitando, com a captação de recursos externos, por meio dos projetos de pós-graduação, o crescimento da Universidade. Este é o quinto prédio construído, e o sexto está em andamento. Mas, mais do que os metros quadrados construídos, é um espaço de formação, de construção do conhecimento em uma Unidade que é exemplo de integração entre ensino, pesquisa, extensão, pós-graduação e inovação em todos os níveis do ensino”, destacou.

Representando a presidente da FUPF, professora Maristela Capacchi, o primeiro vice-presidente, professor Alexandre Nienow destacou o comprometimento de todos para que a nova estrutura pudesse ser utilizada pela coletividade. "A trajetória de um Programa de Pós-graduação não se inicia a partir da sua criação, mas muito antes, em decorrência da dedicação e o comprometimento dos professores, alunos e funcionários em trabalhos de excelência no ensino, pesquisa e extensão.  Na comemoração dos 20 anos do PPGEdu, o prédio da pós-graduação é o coroamento dessa trajetória,  concebido e construído coletivamente pela Faculdade de Educação, o PPGEdu, a UPF (reitoria e vice-reitorias) e a Fundação Universidade de Passo Fundo ,  envolvendo os diferentes setores da Instituição", pontuou.

Produção de conhecimento, de mudanças e transformações
O novo espaço vai ampliar as ações que são desenvolvidas e tem como foco também a aproximação ainda maior com a comunidade. Segundo a professora Eliara Levinski, diretora da Faed, a estrutura é resultado de um esforço conjunto e, de forma coletiva, tem a intenção de fazer a diferença na sociedade. “É um percurso de 60 anos da Faculdade de Educação e 20 anos do Programa, e a celebração reforça o compromisso selado que temos com a formação das pessoas, contribuindo simultaneamente para os processos de transformação do mundo. Esse espaço, financiado pela Finep, com o apoio incondicional da Reitoria, com um trabalho de professores, funcionários e de toda a comunidade acadêmica, oferece uma estrutura que permite melhores condições de trabalho dos professores, de estudo aos alunos e, ao mesmo tempo, melhora nossa interlocução com a comunidade”, ressalta.

A formação qualificada de pesquisadores é uma preocupação constante da equipe que lidera o Programa. Para o professor Claudio Dalbosco, coordenador do PPGEdu, ao longo dos 20 anos de caminhada, o Programa se consolidou com projetos aprovados sem ressalvas, com pesquisadores reconhecidos nacional e internacionalmente e com a produção de conhecimento voltada para a educação no país. Em sua opinião, o novo prédio será uma ferramenta para que esse trabalho continue sendo feito. “A inauguração marca e confirma toda uma trajetória desenhada desde 2010, com investimento que é feito pela gestão da Universidade na pós-graduação, então, vamos ter as condições infraestruturais necessárias para que possamos alavancar nossos projetos acadêmicos, a produção científica e a formação de novos pesquisadores. A arquitetura do prédio foi pensada justamente nesse sentido”, frisa.

Participaram do evento o 1º vice-presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), Alexandre Nienow; os vice-reitores de Graduação, Rosani Sgari, de Extensão e Assuntos Comunitários, Bernadete Maria Dalmolin, e Administrativo, Agenor Dias de Meira Junior; e o Secretário Municipal de Educação, Edimilson Brandão; além de professores, diretores de unidade e coordenadores de cursos da UPF.

A atração artística ficou a cargo dos alunos do Programa Aline Morigi e Edugas Costa.