Extensão

Um espetáculo da arte, da cultura e da cidadania

14/12/2018

15:36

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Tradicional Concerto do Natal, promovido pela UPF, ocorreu na noite dessa quinta-feira, dia 13 de dezembro, na Catedral Nossa Senhora Aparecida

O altar da Catedral Nossa Senhora Aparecida, em Passo Fundo, se transformou em palco na noite dessa quinta-feira, dia 13 de dezembro. Nele, professores, acadêmicos e comunidade apresentaram um repertório diverso, formado principalmente por clássicos do Natal, como Bate o sino e Jingle Bell Rock, em mais uma edição do Concerto de Natal. Promovido pela Universidade de Passo Fundo (UPF), com o apoio da Catedral Nossa Senhora Aparecida e da Prefeitura de Passo Fundo, o evento chega à sua nona edição consecutiva levando à comunidade uma mostra do que a Universidade desenvolve em prol da formação artístico-cultural. 

Realizado por meio da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC) e do curso de Música da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC), o espetáculo contou com as apresentações do Núcleo de Violinos Suzuki, Projeto Instrumental Pró-Arte, Coro Universitário, Coro Vocalise, Grupo de Choro, Grupo de Jazz, Projeto da Capo, Grupo de Percussão e Orquestra de Câmara. Além do envolvimento dos grupos musicais, a apresentação também contou com uma intervenção artística intitulada Arte do Som, que envolveu a participação de acadêmicos e professores do curso de Artes Visuais. Todas as apresentações foram cuidadosamente planejadas em consonância com as dimensões da responsabilidade social universitária, despertando comportamentos e sentimentos de identidade, de pertencimento e de interação. 

Presente no evento, a reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, destacou que o Concerto de Natal é um momento especial que oferece uma mostra da beleza e agrega o trabalho de um grande grupo que dedica parte do seu tempo em prol da arte, da cultura e da cidadania, fazendo da UPF uma grande propulsora do desenvolvimento cultural e cidadão da região. “Neste nono ano consecutivo de concerto Natalino, queremos presenteá-los com a esperança das crianças aprendizes, com o sonho e a intensidade dos jovens alunos, e com a sabedoria e a serenidade dos nossos professores e colaboradores”, disse. Bernadete encerrou desejando que o Natal chegue trazendo luz para iluminar os caminhos e mais sabedoria para minimizar aquilo que não vitaliza e não fortalece o bem comum. “Desejamos que o espírito natalino se materialize por meio da paz entre os povos e da esperança do amanhã!”, completou. 

Também estiveram presentes no Concerto o vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, professor Dr. Rogerio da Silva; o diretor do Centro de Ensino Médio Integrado UPF, professor Jonir Dalbosco; a diretora do Centro de Línguas da FUPF (UPF Idiomas), professora Aline Becker Pacheco; a diretora da Faculdade de Artes e Comunicação, professora Dra. Bibiana de Paula Friderichs; o secretário de Transparência e Relações Institucionais de Passo Fundo, Édison Nunes; e o arcebispo de Passo Fundo, Dom Rodolfo Luís Weber.