Ingresso

Últimos dias de inscrições para os cursos híbridos da UPF

03/02/2022

10:59

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binello

Nova modalidade de ensino mescla aulas on-line, ao vivo e gravadas, com atividades presenciais. Inscrições para o processo seletivo seguem até 11 de fevereiro

Atenta às necessidades e mudanças na educação, a Universidade de Passo Fundo (UPF) dispõe, a partir deste semestre, de uma nova forma de fazer graduação: os cursos híbridos, que estão com inscrições abertas até 11 de fevereiro. Com um currículo flexível e conteúdos feitos em módulos, esta nova modalidade de ensino oportuniza ao acadêmico a escolha das disciplinas de acordo com o tempo e horário disponíveis.

Ao todo, são oito cursos oferecidos: Agronegócio, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Produção, Gestão Pública, Geografia, Pedagogia e Serviço Social, que são disponibilizados em toda a estrutura multicampi, nos municípios de Passo Fundo, Lagoa Vermelha, Carazinho, Casca, Sarandi e Soledade.

Os cursos mesclam a experiência de ter aulas ao vivo pela plataforma de transmissão, aulas presenciais e atividades gravadas, que podem ser desenvolvidas à distância. Os cursos se apresentam em módulos identificados por temáticas integradoras e constituídos por disciplinas que ocorrem dentro do período do bimestre. Assim, cada bimestre equivale a um módulo, sendo ofertados dois módulos por semestre e, portanto, quatro durante o ano.

Conheça os cursos híbridos oferecidos na UPF

Agronegócio
O Curso de Agronegócio (B) é estruturado em módulos temáticos, construídos com o propósito de incorporar as principais tendências e competências de gestão, comportamentais e técnicas exigidas pelo profissional que atua no mercado de trabalho. Como parte da formação, o estudante fará o Projeto de Prática no Agronegócio (PPA), onde desenvolverá atividades práticas no campo de atuação profissional, embasadas em referencial teórico do módulo. As ações são voltadas à identificação de demandas e proposição de alternativas aplicáveis, com apresentação dos resultados no formato de Relatório Técnico.

O curso é oferecido nos campi de Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Passo Fundo, Sarandi e Soledade.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas
O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (CST) é uma graduação de curta duração. Em apenas três anos o estudante estará formado. O curso ainda disponibiliza uma certificação intermediária de Programador de Sistemas de Computador ao estudante que concluir os três primeiros semestres, contribuindo para o ingresso no mercado de trabalho. O curso apresenta uma matriz curricular atualizada e sincronizada com as tendências do mercado, permitindo ao estudante a vivência em um ambiente de ensino-aprendizagem diferenciado. Mesmo com atividades on-line, oferece também a possibilidade de utilização dos laboratórios, softwares, hardwares e todo o conhecimento disponível na Universidade.

O curso é oferecido nos campi de Carazinho, Casca e Soledade.

Arquitetura e Urbanismo
O curso de Arquitetura e Urbanismo (B) é voltado ao profissional que busca soluções para problemas reais do espaço cotidiano. Na UPF, o acadêmico sai preparado para transformar o seu mundo e a sua comunidade, com a utilização dos avanços tecnológicos nos aspectos materiais e imateriais. O egresso da Universidade é completo não apenas nos aspectos técnicos da profissão, mas também psicológicos, econômicos e sociais. Isso o converte em um agente da evolução, protagonista social, e definidor do futuro do espaço construído.

O curso é disponibilizado no campus Passo Fundo.

Engenharia de Produção
O curso de Engenharia de Produção (B) forma profissionais para atuarem nos diversos setores produtivos, tanto na indústria como em serviços. As aulas presenciais são realizadas na moderna estrutura da Universidade, que conta com laboratórios de processos de produção e fabricação, bem como ferramentas e softwares para simulação e otimização, integrando os conceitos da Indústria 4.0. A formação científica e visão holística e humanista permitem que o egresso atue na indústria, nos transportes, na distribuição e prestação de serviços, no planejamento e no controle da produção, na gestão da qualidade, nos processos produtivos, no desenvolvimento de novos produtos, no planejamento financeiro e na logística, em cargos de direção, gerência e supervisão, e também como empreendedor.

O curso é oferecido nos municípios de Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Passo Fundo, Sarandi e Soledade.

Gestão Pública
O curso de Gestão Pública (CST) híbrido foi pensado para estudantes com perfil para se tornarem agentes políticos, ocupantes de cargos públicos e eletivos, lideranças locais e regionais e pretendentes à ocupação de cargos na administração pública via concurso público. Desta forma, ao mesmo tempo em que a formação mais dinâmica possibilita ao estudante a atuação profissional e estudos adicionais durante a própria jornada, ele se prepara para um mundo profissional pós-pandemia que apresenta tendências muito fortes e oportunidades para trabalho remoto (home-office) e atuação profissional via plataformas digitais.

O curso é disponibilizado nos municípios de Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Passo Fundo, Sarandi e Soledade.

Geografia
A carência de professores com qualificação para atuarem na educação básica pública e privada tornam o curso de Geografia (L) híbrido da UPF uma grande oportunidade para quem busca rápida inserção no mercado de trabalho. O docente é quem vai auxiliar e orientar o desenvolvimento de competências e habilidades sócio emocionais e outras exigidas na vida profissional, tão importantes às relações humanas e a vida em sociedade. É com o professor, na escola, que o estudante desenvolve o senso crítico, tornando-se indivíduo e membro da sociedade.

Estudantes interessados podem ingressar no curso em qualquer um dos campi: Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Passo Fundo, Sarandi e Soledade.

Pedagogia
O curso de Licenciatura em Pedagogia modelo híbrido visa oportunizar a formação de professores para atuar na Educação Básica – Educação Infantil e Anos Iniciais -, na Coordenação Pedagógica, na Gestão Escolar e na Coordenação de Projetos Educacionais em espaços formais e não formais de Educação. Considerando o perfil dinâmico do ingressante, inclusive as suas condições de estudo e trabalho, este curso contempla uma disposição curricular flexível, oportunizando ao acadêmico maior participação na gestão de sua formação e no desenho de sua trajetória de estudos.

O curso está disponível nos municípios de Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade.

Serviço Social
O currículo híbrido do curso de Serviço Social (B) é atual, dinâmico e flexível. Oportuniza momentos teóricos e práticos ao longo de toda formação. Todos os professores são mestres ou doutores e apresentam experiência profissional e possuem longa trajetória no ensino, na pesquisa e na extensão universitária. O curso é reconhecido regionalmente pelo compromisso com a qualidade da formação de futuros assistentes sociais, preparados para intervir na realidade das políticas públicas e fazer a diferença na vida das pessoas e da sociedade.

O curso é oferecido nas unidades de Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Passo Fundo, Sarandi e Soledade.

Ingresse por meio da prova on-line ou Ingresso especial

As inscrições para o Vestibular de Verão encerram no dia 11 de fevereiro. Os candidatos podem ingressar por meio da nota de redação do Enem de 2010 a 2020 ou prova de redação on-line. Ainda, há opções de Ingresso Especial (Transferência, Reingresso, Reabertura de matrícula e Seleção simplificada), com inscrições até 4 de março. Para mais informações sobre os cursos híbridos acesse www.upf.br/Ingresso/cursos-hibridos.

A UPF possibilita o acesso a uma série de benefícios financeiros para seus acadêmicos. Saiba mais em www.upf.br/ingresso, em Bolsas e Financiamentos.