Universidade

Trabalho de egressa da UPF está entre os melhores TCCs dos países de língua portuguesa

09/12/2020

14:05

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Concurso da Archdaily recebeu mais de 400 propostas da área de arquitetura e urbanismo do Brasil, Portugal e Moçambique

Uma grata surpresa. Foi assim que agora a arquiteta e urbanista Sulâni Kurtz recebeu a notícia de que seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo (UPF) foi classificado entre os 40 melhores trabalhos da área nos países de língua portuguesa, sendo Brasil, Portugal e Moçambique.

O resultado do concurso pela plataforma Archdaily foi divulgado no início desta semana. Anualmente, a plataforma realiza uma chamada de trabalhos finais de graduação, onde são selecionados projetos considerados os mais interessantes, que apresentem visões inspiradoras e debates no campo da arquitetura e do urbanismo. Nesta edição do concurso, foram recebidas 427 propostas de todo o Brasil, Portugal e Moçambique.

TCC de acadêmica da UPF está entre os melhores produzidos em 2020

O trabalho de Sulâni teve como título “Oásis Urbano: Um Laboratório Verde para a Cidade”, em que a então acadêmica desenvolveu um espaço diferenciado para o Silo da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) em Passo Fundo. “Pensando global e agindo local, achei pertinente a utilização de um espaço degradado e abandonado, que faz parte da paisagem urbana há 57 anos. E por isso, tanto a área como o patrimônio construído são regenerados, reciclados e reativados através de programas que aliam a sustentabilidade à vivência comunitária desse espaço central no tecido urbano, transformando-o em um espaço vivo, rico em biodiversidade social e ambiental, um Oásis em meio a cidade. Sua presença será uma constante lembrança da capacidade de mudança dos espaços industriais, assim o Silo que conservava grãos conservará o meio ambiente”, explicou Sulâni.

Sulâni Kurtz é egressa do curso de Arqutetura e Urbanismo
 

O trabalho foi orientado pelo professor Dr. Marcos Antonio Leite Frandoloso e o TCC foi apresentado na metade deste ano na Universidade. “Recebi a notícia de que meu trabalho tinha ficado entre os melhores por meio de um amigo meu que estava conferindo o site da Achdaily e me enviou. Fiquei muito feliz”, conta Sulâni.

Na descrição de seu trabalho, Sulâni questiona como arquitetos e urbanistas podem dar forma a um futuro melhor, que marcas serão deixadas para as futuras gerações. Por meio do trabalho, Sulâni destaca que a sustentabilidade é o caminho, em diálogo com a conservação do meio ambiente, a redução de resíduos e, também, o repensar das cidades.

A seleção com os 40 melhores trabalhos de conclusão de curso dos países de língua portuguesa pode ser conferida AQUI