Ensino

Terceira edição do Curso de Qualificação Docente está com inscrições abertas

07/12/2017

17:49

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Vice-Reitoria de Graduação (VRGRAD) e do Setor de Apoio Pedagógico (SAE), promove, de 8 a 11 de janeiro, a terceira edição do Curso de Qualificação Docente. A atividade dá seguimento ao Programa de Formação Docente, institucionalizado pela Universidade, e promove palestras, debates e oficinas para atualização pedagógica. O encontro ocorrerá no auditório e nas salas de aula da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), Campus I.

As atividades visam fortalecer a formação pedagógica de todos os docentes, promovendo discussões sobre temas variados, levando à reflexão e ao debate sobre as práticas educacionais e valorizando as experiências profissionais dos professores.  As inscrições são gratuitas e devem ser formalizadas até o dia 8 de janeiro, pelo link https://www.upf.br/comunicacao/agenda/detalhe/curso-de-qualificacao-docente. Informações pelo telefone (54) 3316-8257 ou pelo e-mail sap@upf.br.

Programação
Dia 8 de janeiro – Auditório Feac
Das 14h às 17h - Painel “Eles chegaram! Como promover a inclusão na educação superior”, com o professor Dário Aguirre. 
Tema: Como promover o acesso, a permanência e a inclusão sob a ótica dos direitos humanos e da flexibilidade? O que nos diz a legislação? Quais seus reflexos na docência?

Das 19h30min às 22h – Conferência “Configurações familiares no século XXI e o impacto na docência”, com o professor Abraham Turkenicz.
Tema: Como o contexto familiar influencia nos processos relacionais e de aprendizagem? Como os referenciais afetivos, emocionais e psicológicos oriundos das novas configurações familiares impactam na docência? 

Dia 9 de janeiro 

Oficinas - das 14h às 17h 
1. Flexibilidade na educação superior – como construir planos de aula que atendam a todos (Feac - sala 107) – 60 vagas
2. A complexidade e a transdisciplinaridade a serviço da inclusão (Feac - sala 108) – 60 vagas
3. Espectro autista e educação superior: uma conexão possível? – 30 vagas (Feac – Sala Pós 01)
4. Relacionamento interpessoal: eu e os outros – 30 vagas (Feac – Sala Pós 02)
5. Comunicação, expressão e oratória – Ana Luiza Funghetti, Patrick de Carvalho da Silva e Patrycia Sbeghen Zanatta – 30 vagas (Feac – Sala Pós 03)

Das 19h30min às 22h – Auditório da Feac 
Painel “As tecnologias digitais como potencializadoras das metodologias ativas de aprendizagem”, com o professor Fernando de Mello Trevisani. 
Tema: De que modo as tecnologias digitais e as metodologias ativas podem colaborar com a construção do conhecimento de forma a garantir que os estudantes universitários consigam responder às necessidades de formação integral?

Dia 10 de janeiro
Oficinas - das 14h às 17h 

01. Introdução ao trabalho com metodologias inovadoras – Prof. Adriano Vieira – 30 vagas (Feac – Sala Pós 01)
02. Projeto (Re)Conhecer: metodologias ativas – Profas. Carla Gonçalves e Cristiane Bareli – 30 vagas (Feac – Sala Pós 02)
03. Apresentação e desenvoltura em gravações de videoaulas – UPFTV e UPF Virtual – 20 vagas
04. Análise fílmica – ver o filme, ler a imagem – Prof. Fábio Rockenbach – 30 vagas (Feac – Sala Pós 03)
05. Redes sociais na educação – Prof. Olmiro Schaeffer – 30 vagas (Feac – Sala Pós 04)
06. Utilizando a videoconferência do YouTube para orientação de trabalhos acadêmicos em 5 cliques – Prof. Adriano Teixeira – 25 vagas (Sala 109 do Iceg - Prédio B5)
07. Reconectando professores com a natureza: uma experiência pedagógica junto à RPPN/UPF – Prof. Jaime Martinez – 30 vagas (Feac – Sala Pós 05)
08. Google Classroom - Equipe DTI – 30 vagas (Sala 13 do LCI)

Dia 11 de janeiro
08h30min – Auditório da Feac – Momento de Integração
Juntos e misturados: 50 anos e um novo olhar sobre o nosso Campus 
Café da manhã
Atividades orientadas pelo Campus.