Ensino

Temas políticos norteiam painéis do Making Of

18/09/2018

17:12

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Lucas Santos/Nexjor

Atividades ocorrem até esta quarta, 19 de setembro, na UPF

Lançar luz ao papel da imprensa em coberturas jornalísticas durante as eleições presidenciais é a proposta que conduz a 9ª edição do Making Of. Entre os dias 17 e 19 de setembro, o evento promovido pelo curso de Jornalismo da Universidade de Passo Fundo (UPF) aproxima acadêmicos e profissionais atuantes na área e na esfera eleitoral.

No primeiro dia de discussões, o vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, Rogerio da Silva; os editores-chefes dos jornais Diário da Manhã e O Nacional de Passo Fundo, Edson Koltz e Zulmara Colussi; o juiz de Direito Luis Cristiano Aires; e o professor do curso de Direito da Universidade, Ronaldo Laux, pautaram a importância da atuação dos veículos de imprensa para o processo democrático e a necessidade de uma autocrítica por parte da mídia, em um cenário político polarizado que se delineia para as eleições gerais brasileiras, no dia 7 de outubro. “Hoje, qualquer menção à política, sendo opinião ou não, vai gerar um acirramento”, declarou Zulmara.

O prefeito da cidade de Marau e jornalista egresso da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC), Iura Kurtz, abriu o segundo dia de painéis ao lado do doutor em Ciências Criminais, professor Gabriel Divan, e do mestre em Educação e Especialista em Publicidade e Cultura Contemporânea, professor Olmiro Schaeffer. Norteados pelo questionamento “Para que serve o Jornalismo na Política?”, os convidados abordaram temáticas envolvendo redes sociais, como fake news, e renovação de figuras políticas. “As pessoas buscam apenas a manchete, uma foto ou alguns detalhes. Eu acredito que o jornalismo hoje tem esse papel de emprestar credibilidade às informações”, enfatizou Kurtz.

O Making Of encerra-se na quarta-feira (18), com relatos de experiências de acadêmicos e egressos do curso, e com um cine-debate envolvendo o documentário “A Vida Extra-Ordinária de Tarso de Castro”. 

Confira a programação

Dia 18.09
19h30min:  Palestra “A responsabilidade da imprensa nas eleições”, com a juíza eleitoral de Passo Fundo, Dra. Ana Paula Caimi

20h30min: Painel Jornalismo, política e redes sociais
Convidados: Luis Henrique Boaventura, egresso do curso, doutor em Letras pela UPF;  professor Gabriel Divan, doutor em Ciências Criminais;  Cristian Puhl, jornalista egresso da FAC-UPF 

Dia 19.09
8h:  Relatos de experiência
- Vinicius Coimbra, jornalista egresso da FAC, vencedor do 10º Prêmio Santander Jovem Jornalista, realizado com o jornal Estadão (Como prêmio, ganhou uma bolsa para cursar um semestre na Universidade de Navarra, na Espanha)
- Lauriane Agnolin, aluna do curso de Jornalismo, voluntária do Centro de Comunicação da ONU no Brasil.

9h: Painel Redes sociais e política
Convidados: Luis Henrique Boaventura, egresso do curso, Doutor em Letras pela UPF, Bolsista PNPD/CAPES

19h30min: Cine-debate documentário “A Vida Extra-Ordinária de Tarso de Castro”
Convidados: diretor do documentário, Zeca Brito; jornalista Ivaldino Tasca; e professora Dra. Sônia Bertol