Universidade

Startup Lab: conectando empresas e startups para gerar negócios

13/09/2022

16:19

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Daiane Crestani/Arquivo

Programa inscreve empresas interessadas até a próxima sexta-feira, 16 de setembro

É com o propósito de impulsionar a economia regional que o programa Startup Lab aproxima grandes empresas e startups para fecharem negócios. Com foco na inovação, o programa conecta empresas que precisam de soluções inovadoras e startups que tenham potencial para solucionar as demandas vindas dessas empresas. A iniciativa é promovida pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e executada pelo UPF Parque Científico e Tecnológico nas regiões da Produção e Norte.

O programa é realizado em etapas. Até a próxima sexta-feira, 16 de setembro, as inscrições estão abertas para as empresas que buscam soluções inovadoras. Para o gestor de Inovação e Tecnologia do UPF Parque, Luiz Fernando C. Telles, essa é uma oportunidade para elas se conectarem com o ecossistema de inovação do estado e do país, já que muitas startups se inscrevem para resolver problemas das empresas. “Podem participar empresas tradicionais que buscam iniciar sua jornada na inovação ou então quem já tem essa cultura e busca fortalecer as ações que já faz dentro das empresas através da inovação aberta que é o que propõe o Startup Lab”, destaca Telles. 

De acordo com ele, há outras vantagens de uma empresa tradicional se conectar com uma startup. “As startups têm uma outra forma de trabalhar, com metodologias mais ágeis, equipes mais enxutas e outros diferenciais que proporcionam que a empresa ganhe produtividade”, pontua.

Uma vitrine para as startups

Já para as startups que se inscrevem, o programa Startup Lab se torna uma grande oportunidade de fechar negócio com um cliente que já está interessado. “A grande vantagem é ter esse cliente em potencial pronto para adquirir uma solução. Claro que depende de uma negociação comercial e de vários alinhamentos entre as duas empresas, mas se torna uma grande oportunidade de fechar negócio”, afirma o gestor, pontuando que as startups também têm outros ganhos ao participar de programas que envolve o governo e diversas instituições. “Acaba se criando uma base de dados, que se torna uma vitrine para as startups fazerem potenciais negócios mais para frente, pois elas ficam mais visíveis e aumenta a chance de serem indicadas para futuros negócios”, ressalta.

As empresas interessadas em se inscrever devem preencher o formulário AQUI. As inscrições para as startups serão abertas em breve. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail startuplab@upf.br.

Parceiros do programa Startup Lab UPF Parque

O programa Startup Lab UPF Parque conta com importantes parceiros, como: Universidade de Passo Fundo (UPF), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae RS), Instituto Hélice, Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).