Ensino

Startup Day UPF 2019 divulga vencedores

07/04/2019

16:05

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Letícia Vargas/Nexjor

Evento marcado pela inovação e pelo empreendedorismo reuniu 198 competidores no Campus I

A Universidade de Passo Fundo (UPF) promoveu, nos dias 5 e 6 de abril, mais uma edição do Startup Day UPF. O evento, que aconteceu no Centro de Eventos, Campus I, envolveu 198 competidores em diversas atividades de inovação e empreendedorismo durante uma maratona de 24 horas de programação. Na noite de sábado (6), após todas as equipes apresentarem os projetos desenvolvidos na área da saúde, e estes serem avaliados por uma comissão julgadora, os vencedores foram anunciados.

A equipe Atlantis sagrou-se campeã com o projeto “Sistema Comma, para prevenção ao suicídio e incentivo à saúde mental”. O grupo conquistou 8.746 pontos. O 2º lugar foi da equipe Innovation Group, que obteve 8.542 pontos com o projeto “App Alegra, cuidado ao idoso com Alzheimer”. A 3ª colocação ficou com a equipe Megazord, que obteve 8.466 pontos ao desenvolver o projeto “Meu SIS: Sistema Inteligente de Saúde”.

Equipe Atlantis

Os trabalhos foram avaliados pela reitora da UPF, Dra. Bernadete Maria Dalmolin, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Passo Fundo, Carlos Eduardo Lopes da Silva, o coordenador do UPF Parque, professor Dr. Maciel Donato, o gestor da Incubadora de Empresas e da UPFTec, Giezi Schneider, o representante do Sebrae, Rodrigo Bonfanti, e a psicóloga, Luciane Sauthier.

Premiação

Como prêmio, as equipes vencedoras foram convidadas a pré-incubar os seus projetos no Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio (UPF Parque). A equipe Atlantis, vencedora, participará da final estadual do Circuito Multbiz de Startups, em Porto Alegre, e receberá mentoria da Multbiz.

O coordenador do Startup Day UPF, Me. Anderson Neckel, conta que o encontro promoveu o empreendedorismo, a inovação e um ambiente de colaboração. “No geral, o evento foi constituído de uma proposta na qual foi trabalhada a estrutura do Design Thinking. Os participantes tiveram 10 fases para desenvolver modelos de negócios na área da saúde. Procuramos abordar uma problemática multidisciplinar, com o propósito de fazer com que todas as áreas do conhecimento se encaixassem dentro da área da saúde. Trabalhamos questões sobre alimentação saudável, cuidado, atividade física, diagnóstico precoce e prestação de serviços, entre outras. Estamos felizes com o resultado”, disse.

O evento

Segundo Neckel, além da UPF, outras instituições de ensino superior, como Ulbra, IFSul Passo Fundo, IFRS Sertão, IFRS Erechim, UFSM, UFPR e UFRGS marcaram presença no evento, que reuniu 41 pessoas na comissão organizadora, entre alunos, professores e empresários, 30 professores envolvidos nas atividades, 14 facilitadores, 38 cursos de graduação, 18 empresas parceiras e 1 escola de Ensino Médio. No total, 20 equipes participaram do Startup Day UPF. O competidor mais jovem tem 17 anos, e o mais velho, 48 anos.

O Startup Day UPF 2019 foi promovido por meio das vice-reitorias de Graduação e de Extensão e Assuntos Comunitários, em parceria com a Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), a Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear) e o Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg), e em conjunto com o Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio (UPF Parque).

Galeria de Vídeos