Extensão

Sorriso Voluntário leva alegria aos corredores do HSVP no Dia Mundial do Sorriso

10/10/2022

15:42

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo

Projeto de extensão da UPF realizou a ação na tarde de sexta-feira, 7 de outubro

O quanto um sorriso pode melhorar o seu dia? Liberada durante a risada, a endorfina é a substância química responsável por inibir a irritação e o estresse, produzindo assim a sensação de prazer e felicidade. Foi isso que a equipe do projeto de extensão Sorriso Voluntário, vinculado a Escola de Medicina da Universidade de Passo Fundo (Fames/UPF), levou aos postos de enfermagem do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) durante a tarde desta sexta-feira, 7 de outubro, Dia Mundial do Sorriso.

Reunindo acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Medicina, além de estudantes do Integrado UPF, a prática teve como objetivo salientar a importância de uma comunicação eficiente entre os times. “Por meio do lúdico, queremos levar a mensagem da segurança do paciente e da humanização da saúde no ambiente hospitalar. A partilha entre extensionistas e profissionais sobre a alegria de cuidar é uma troca essencial para a formação deles também”, aponta a coordenadora do projeto, a professora Dra. Cristiane Barelli.

Professora Dra. Cristiane Barelli é coordenadora do projeto


Caracterizada como Crisbela, personagem que a acompanha desde a criação do projeto, em 2014, a docente conta que além de ser importante para a melhora dos pacientes, a ação auxilia na formação dos participantes do grupo. “É muito desafiador precisar estudar o conteúdo e ainda transformar esse aprendizado em músicas, danças, que é o que fazemos semanalmente. Por aqui, eles também têm a oportunidade de conhecer pessoas de cursos diferentes, trabalhar com uma equipe multiprofissional e se colocar na posição dos profissionais que um dia eles serão, assim como na de paciente”, fala.

Experimentando o futuro

Victor é bolsista Paidex-Jr


Ao pegar o violão em seus braços, o estudante do 2º ano do Ensino Médio do Integrado UPF, Victor Soranzo Verdi, ensaia não apenas para as músicas que tocará durante a atividade, mas para a profissão que sonha seguir. “Quando conheci o Sorriso Voluntário eu tive certeza que ia amar participar, visto que tenho como objetivo cursar Medicina, assim como alguns dos outros participantes do projeto. Começamos com a teoria, mas foi quando a prática chegou que me apaixonei de verdade”, conta Victor.

Bolsista do Programa Extensionista Júnior (Paidex Jr), ele reconhece o quanto o projeto mudou a sua visão de mundo. “Minha mãe sempre diz que cresci muito com as atividades do Sorriso e eu consigo notar isso também. Nós aprendemos muito com as pessoas, com a professora, com os profissionais e com os acadêmicos que nos acompanham também. Já estamos acostumados com a escola e aqui no projeto conseguimos sair da sala de aula e conhecer mais do mundo”, finaliza o jovem de 17 anos.