Extensão

Soledade em busca da candidatura ao título de Cidade Educadora e Inteligente

17/12/2018

18:36

Por: Assessoria de Imprensa da UPF e da Prefeitura de Soledade

Fotos: Divulgação

Vereadores de Soledade aprovaram em dezembro, no dia 10, o projeto de lei sobre a autorização para a Adesão à Carta das Cidades Educadoras e Ingresso na Associação Internacional das Cidades Educadoras (Aice). O município recebe o assessoramento da Universidade de Passo Fundo (UPF) para a construção da proposta. 

A Rede Brasileira das Cidades Inteligentes e a Aice são duas redes que fomentam esse movimento nas cidades brasileiras e internacionais. A UPF, que é parceira da Prefeitura de Soledade, especialmente no que tange às questões de educação, auxilia o município nesse processo de adesão, por meio do projeto UniverCidade Educadora, que trabalha essa temática, bem como de outras ações realizadas por Unidades Acadêmicas da Instituição, como a Faculdade de Educação (Faed). “Soledade é pioneira no norte do estado e faz esse movimento belíssimo para construir esse projeto. A UPF vem acompanhando o trabalho, por meio do UniverCidade Educadora e de outras ações. O projeto aprovado pela Câmara de Vereadores garante a candidatura da cidade”, revelou o coordenador do projeto UniverCidade Educadora, professor Dr. Marcio Tascheto.

Antes da votação do projeto, representantes da UPF visitaram, no dia 7 de dezembro, o prefeito de Soledade, Paulo Ricardo Cattaneo, com o objetivo de apresentar a proposta de candidatura do município à cidade educadora e inteligente. Durante a visita, o prefeito ressaltou que é preciso pensar o futuro de Soledade, para que seja uma cidade cada vez melhor para se viver, utilizando todos os recursos possíveis de tecnologia e modernidade.

O encontro também contou com a participação do presidente do Poder Legislativo, Sérgio Rodrigues da Silva; da vice-prefeita Marilda Borges Corbelini; de vereadores e lideranças locais. Na oportunidade, o professor Tascheto realizou uma palestra sobre o tema cidades educadoras e inteligentes, juntamente com o coordenador do projeto Cidades Inteligentes, professor Dr. Roberto Rabello. Também participaram da visita o vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, professor Dr. Rogerio da Silva, e a coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão e Políticas e Gestão da Educação (GPEPGE), professora Dra. Eliara Levinski.

A professora Eliara destacou que esse processo tem relação com várias práticas fomentadas e mobilizadas por projetos da UPF, em conjunto com o município. “Destaco isso como indicador qualitativo de trabalho desenvolvido há alguns anos no município, principalmente pela área de extensão, no campo da educação com formação de professores e com a pós-graduação lato sensu. São práticas que antecedem esse processo e que colaboram para agregar aos critérios exigidos pela Rede Brasileira das Cidades Inteligentes e Associação Internacional das Cidades Educadoras”, enfatizou a professora da UPF.

Com a aprovação do projeto de lei, o próximo passo será o encaminhamento da candidatura para a Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) e a Rede Brasileira das Cidades Inteligentes.