Jornada

Setembro: mês para colocar as leituras da Jornada em dia

25/08/2017

09:03

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Nova modalidade de Pré-Jornada permite que leitores se reúnam para ler e discutir as obras dos escritores convidados da 16ª Jornada Nacional de Literatura

A pouco mais de um mês do início da 16ª Jornada Nacional de Literatura, que acontece de 2 a 6 de outubro, em Passo Fundo/RS, é hora de colocar as leituras em dia. E por que não reunir amigos, colegas ou familiares para ler e discutir as obras dos escritores que participarão desta edição? Essa é a proposta do Leituras Livres, uma nova modalidade de Pré-Jornada, paralela ao Projeto Transversais: Rotas Leitoras, que consiste em encontros de leitores antecedendo à movimentação literária, para ler, discutir e compartilhar suas experiências sobre os livros dos autores convidados.

A ideia, segundo a comissão organizadora, é promover a leitura compartilhada, reforçando o maior objetivo das Jornadas, que é a formação de leitores. “A Jornada é um projeto de formação de leitores, e isso não significa apenas tratar da leitura no ambiente escolar, mas em qualquer ambiente ativo de convivência”, explicou uma das coordenadoras das Jornadas, professora Fabiane Verardi Burlamaque. Para isso, a 16ª edição da Jornada propõe a descentralização da leitura, levando ela a diferentes espaços, indo ao encontro dos seus diversos públicos. “A leitura compartilhada, em um processo interacional e em um ambiente colaborativo, permite aos leitores a construção de novas representações, de novos sentidos, muitas vezes invisíveis ao ato silencioso e individual de leitura”, completou o também coordenador da movimentação literária, professor Miguel Rettenmaier.

Como participar

Qualquer pessoa pode participar do Leituras Livres. Para isso, os interessados devem se reunir em grupos de no mínimo três pessoas que podem ser constituídos por grupos familiares, profissionais, comunitários, estudantes, professores ou outros. O único cuidado é que os encontros devem envolver sempre os mesmos membros, podendo ser acrescentados novos membros ao grupo a cada encontro, em um envolvimento crescente. Os encontros podem ser feitos em qualquer local: em casa, na escola, ao ar livre, em praças e espaços públicos. A sugestão é que o último encontro seja no Caminho das Artes, ou em um dos locais credenciados do Livros na mesa: leituras boêmias.

Para valer como Pré-Jornada, cada grupo deverá realizar pelo menos três encontros, que deverão ser datados e documentados por foto, mostrando os integrantes e os livros que estão sendo discutidos. Cada grupo deverá discutir no mínimo três livros, na metodologia e na distribuição que lhe for mais adequada.

Depois disso, um responsável do grupo deverá preencher o formulário da Pré-Jornada disponível no site www.upf.br/16jornada que conta com espaço para as fotos do grupo e para um pequeno relato sobre os encontros e as leituras ocorridas em função da Pré-Jornada: leituras livres. Esse formulário deve ser enviado em PDF para o e-mail prejornada@upf.br até 10 de outubro de 2017. Após ser avaliado o formulário enviado, a Comissão Organizadora da Jornada autorizará a emissão de certificados de Pré-Jornada de 20 horas aos componentes do grupo, que poderá ser retirado após o término da Jornada e da Jornadinha.

 A lista de obras indicadas para a 16ª Jornada Nacional de Literatura pode ser conferida aqui.

Sobre as Jornadas Literárias

A 16ª Jornada Nacional de Literatura e a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura são promovidas pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura de Passo Fundo. Os eventos contam com os patrocínios do Banrisul, da Corsan e da Companhia Zaffari & Bourbon, com o apoio cultural do Sesi e da BSBIOS, apoio promocional da Capes, Italac, Fapergs e Oniz, com a parceria cultural do Sesc. A realização é do Ministério da Cultura.

As inscrições para a Jornada e para a Jornadinha estão abertas e são limitadas. Para a Jornada, o público pode se inscrever tanto para o evento completo quanto para apenas uma das noites. Os interessados devem se inscrever no portal www.upf.br/16jornada. A programação completa também está disponível no site da Jornada. Informações podem ser obtidas pelo e-mail jornada@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8368.