Ensino

Serviço social e envelhecimento humano em debate na UPF

05/10/2017

09:29

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A população mundial está se tornando mais velha, o que tem desafiado as profissões da área da saúde e da assistência social e tem trazido a temática do envelhecimento humano para o centro dos debates. Atento a essa realidade, o curso de Serviço Social da Universidade de Passo Fundo (UPF) realizou a palestra “Serviço Social e Envelhecimento Humano”. O tema foi abordado pela professora e enfermeira Dra. Marilene Rodrigues Portella, do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano (PPGEH) da UPF, e pelo assistente social Jair Lames, da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social.

Em sua fala, Marilene sensibilizou o público, lembrando que o processo de envelhecimento atinge a todos. Também questionou as propagandas que oferecem “rejuvenescimento” às pessoas. Ainda, a docente demonstrou a inter-relação que existe entre os aspectos biológicos, psicológicos e sociais associados ao envelhecimento.

O assistente social Lames, por sua vez, trouxe informações sobre as políticas existentes no âmbito da assistência social para a proteção dos idosos e enfatizou a necessidade do trabalho em rede intersetorial. Problematizou o papel da família no cuidado dos seus idosos, lembrando que nem sempre ela tem as condições materiais e afetivas necessárias para promover o cuidado.
 
Os dois palestrantes discutiram as diferentes formas de violência contra a população idosa e chamaram atenção para o fato de que ela também ocorre em atitudes corriqueiras, e que, em um primeiro momento, podem não parecer violência para quem as pratica.

O evento foi organizado pelas acadêmicas formandas do curso de Serviço Social Carina Fachinetto, Carolini Rodrigues, Kenia Censi, Prinstainá Rocha e Raquel Fátima Gonçalves Dionisio, dentro das atividades da disciplina de Tópicos Especiais em Serviço Social I, ministrada pela professora Cristina Fioreze.