Ingresso

Sempre é tempo de estudar e aprender

03/02/2022

13:35

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes e Tainá Binello

O objetivo de prestar concurso público motivou a egressa da UPF, Daniela Secco, a retornar para a Universidade 14 anos após a primeira formação para realizar sonho de se tornar advogada

O caminho percorrido pelos estudantes durante a faculdade é longo e repleto de desafios. E quando o objetivo de ter o diploma em mãos é alcançado, torna-se motivo de muito orgulho e comemoração. Para a egressa da Universidade de Passo Fundo (UPF), Daniela Teresinha Secco, a conquista foi em dose dupla. O ano era 2007 quando ela concluiu a primeira graduação, em Ciências Econômicas. Almejando agregar conhecimento ao currículo e buscar novas oportunidades, ela decidiu voltar para a Universidade para concretizar o grande sonho de se formar em Direito.

No ano passado, logo após concluir a segunda graduação, Daniela já obteve aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “Em meados de 2015 decidi colocar em prática um grande objetivo que era ingressar na Faculdade de Direito da UPF, pois já estava há algum tempo me preparando para concursos e a faculdade seria primordial para ampliar o leque de possibilidades, visto que, sem formação na área, só poderia prestar concursos de nível médio ou na minha área de formação inicial”, conta Daniela. “Foi, sem dúvida, um grande desafio, uma vez que já tinha uma formação, mas fiz um planejamento que viabilizou esse objetivo”, ressalta ela.

A egressa conta que sempre trabalhou na área financeira, onde conseguiu colocar em prática todo o aprendizado que a primeira faculdade proporcionou. Ainda em 2021, ela foi convocada para assumir um cargo em um concurso público na área bancária que havia prestado antes de ingressar no curso de Direito. “Decidi assumir a função e, mesmo estudando para outra área, essa convocação foi um grande presente que recebi por estar me dedicando há tantos anos aos estudos”, avalia. “Mesmo tendo assumido essa função no banco, continuo meus estudos na área jurídica, mantendo meus objetivos de prestar concurso público nessa área, e aqui entra aquela máxima do mundo dos concurseiros: ‘você estuda para concurso até passar’”, observa.

Conhecimento que proporciona uma ampla visão

Daniela avalia que a integração das profissões possibilita diferenciais que impactam num atendimento mais humanizado aos clientes. “O aprendizado que adquiri em ambos os cursos proporciona uma visão mais ampla, conjugando o conhecimento financeiro e jurídico. Para mim, isso é um diferencial frente aos mais variados casos que se apresentam. Por isso, acredito que poder agregar estudo e conhecimento nessas duas áreas, por exemplo, é de fundamental importância, pois assim conseguimos ter uma visão mais ampla e auxiliar melhor o cliente”, ressalta a bancária.

De acordo com ela, o fato de poder prestar um atendimento que proporcione ao cliente a resolução de uma simples demanda e, em alguns casos, a realização de um grande sonho, faz com que a profissão a deixe entusiasmada e realizada.

“Nada melhor que ajudar as pessoas a encontrarem soluções e também a concretizarem seus objetivos. A UPF foi, sem dúvidas, de muita relevância para que eu atingisse meus objetivos profissionais e a escolha dessa Instituição não poderia ter sido diferente, uma vez que conta com uma gama de profissionais qualificados e dedicados ao ensino, inspirando seus alunos a seguirem firmes e fortes seus objetivos. À UPF e professores, só tenho a agradecer”, finaliza.

Processo seletivo da UPF está com inscrições abertas

Para quem deseja entrar pela primeira vez na Universidade, dar um giro na carreira ou complementar a formação, assim como a Daniela, a UPF oferece cerca de 50 opções de cursos de graduação presencial e oito cursos híbridos. As inscrições para o Vestibular de Verão estão abertas até o dia 11 de fevereiro. Os candidatos podem ingressar nos cursos presenciais ou híbridos por meio da nota de redação do Enem de 2010 a 2020 ou prova de redação on-line. 

Ainda, há opções de Ingresso Especial: Transferência, Reingresso, Reabertura de matrícula, Seleção simplificada e Disciplina Isolada. As inscrições para esta modalidade de ingresso seguem até 4 de março. Acesse www.upf.br/ingresso e inscreva-se.