Geral

Seminário debate o impacto da pandemia na prestação de serviços

19/11/2021

10:08

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

Atividade realizada na UPF integrou a programação do Seminário de Assuntos Contábeis, promovido pelo Sindicontábil

A Universidade de Passo Fundo sediou, nesta quinta-feira, 28 de novembro, o Seminário de Assuntos Contábeis e Feira de Negócios 2021. O evento, promovido pelo Sindicontábil Passo Fundo, ocorreu no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac) da UPF e reuniu contadores, estudantes de Ciências Contábeis e técnicos em contabilidade.

A primeira atividade da programação foi uma mesa redonda que debateu “O impacto da pandemia na prestação de serviços – aprendizados e dificuldades vencidas”. Participaram do debate a reitora da Universidade, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do RS (CRCRS), Ana Tércia Rodrigues, os empresários Rudinei Silva, da Parceria Soluções Empresariais e Neri Pizzi, da empresa Domínio, com mediação do ex-presidente do Sindicontábil, Gustavo Ferres.

Seguindo pela temática do evento, a reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Dalmolin pontuou os grandes desafios enfrentados pela Universidade durante a pandemia, entre eles, o de garantir que as aulas fossem mantidas, mesmo que à distância, de forma a não prejudicar o aprendizado dos estudantes. Ela destacou também as dificuldades econômicas e financeiras, que exigiram da Instituição a busca de alternativas, o que permitiu a superação e o encontro de um período com sinalização bastante positiva.

Bernadete ressaltou, entre os desafios vivenciados, a reforma político-administrativa, momento em que a Universidade reformulou 100% das grades curriculares dos cursos oferecidos, além de realizar uma parceria que possibilitou a oferta de mais de 200 cursos lato sensu totalmente on-line, abrindo novas possibilidades neste período. “Além disso, fizemos uma grande reforma político-administrativa para reformular processos, tornar nossa gestão mais dinâmica e mais integrada”, pontuou a reitora.

Um outro ponto citado foi com relação à dimensão sanitária, já que toda a estrutura da Universidade esteve à disposição da comunidade no enfrentamento da pandemia, como por exemplo, no trabalho voltado à pesquisa e o teleatendimento. “É um período desafiador, mas de muito aprendizado. Dentre os aprendizados mais importantes esteve o da resiliência, do diálogo intensivo, de termos diretivas claras, onde pudemos trabalharmos juntos, sermos transparentes, e, sobretudo, solidários”, ressaltou.

Também estiveram presentes no Seminário a diretora da Feac, professora Dra. Cleide Moretto, o secretário municipal de Finanças, Dorlei Maffi, o presidente da Fecontábil RS, Fernando Spiller e o presidente do Sindicontábil Passo Fundo, Nazareno Jorge Beltramin Domingos. A programação do evento contemplou, ainda, outras duas atividades: a palestra “Motivação em tempos de pandemia” e o painel “Sucessão empresarial – casos de empresas contábeis”.