Geral

Seminário debate discursos midiáticos, ódio e intolerância nas manifestações sociais

03/04/2019

15:24

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (PPGL/UPF) promove o Seminário “Discursos midiáticos: o ódio e a intolerância nas manifestações sociais”. A atividade é aberta à comunidade e ocorre nos dias 15 e 16 de maio, das 19h20min às 22h30min, no auditório do Centro de Educação Tecnológica (CET), Campus I. 

Para os organizadores, o último ano da década atual incita pôr em perspectiva a força exercida pelos discursos sobre a cultura, a política e as relações sociais. Entre as transformações passadas desde 2009 com a crise da gripe suína, o primeiro ano da presidência de Barack Obama, a morte de Michael Jackson, entre outros, é seguro dizer que o crescimento das redes sociais é a mais relevante de todas. Segundo eles, o cenário para a negociação de sentidos na arena dos discursos públicos mudou de endereço, das velhas para as novas mídias, a ponto de eleições inteiras serem decididas por, ou a partir de eventos catalisados, no Twitter, Facebook, WhatsApp e Youtube.

Entre as reflexões que serão feitas, estão o papel dos cientistas das letras e analistas do discurso, propondo questões como efeitos, linguagem utilizada, manipulação da informação e o papel das redes sociais nas decisões públicas.

A coordenação do evento é do professor Dr. Ernani Cesar de Freitas.
 
Apresentação de trabalhos
Quem desejar apresentar trabalhos no evento poderá se inscrever até 30 de abril pelo e-mail luishboaventura@hotmail.com. Serão acolhidos trabalhos que se inscrevam em linhas enunciativo-discursivas nas suas especificidades teóricas de análise: Teoria da Enunciação, Teoria Dialógica do Discurso, Teorias de Análise do Discurso, Teoria da Conversa, etc.

A submissão deverá ter título, resumo (200–250 palavras) e palavras-chave (3–5). O resumo deve contemplar tema/delimitação, objetivo, base teórica principal, tipo de pesquisa, corpus e contribuições/resultado.

O número de aceites é limitado a 12: 6 apresentações na noite de quarta e 6 na noite de quinta.