Pesquisa e Inovação

Seminário aborda o catolicismo na contemporaneidade

22/02/2022

15:37

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Evento do PPGH iniciou com palestra sobre o primeiro concílio ecumênico do Vaticano

Com o propósito de disseminar ideias e aprofundar debates temáticos voltados ao estudo e a compreensão dos catolicismos em sua diversidade, que teve início, nesta terça-feira, 22 de fevereiro, o II Seminário da Rede História e Catolicismo no Mundo Contemporâneo. O evento acontece de forma on-line e é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF) e pela Rede de Pesquisa Interinstitucional e Internacional História e Catolicismo no Mundo Contemporâneo (RHC).

A programação, transmitida pelo Youtube, começou com a palestra “Le premier concile oecuménique du Vatican: histoire, documents et réception/O primeiro concílio ecumênico do Vaticano: história, documentos e recepção”. A temática foi explorada pelo professor Dr. Philippe Roy-Lysencourt, da Université Laval (Canadá).

Em sua fala, o palestrante destacou o Concílio Vaticano I, que ocorreu há cerca de 150 anos na Basílica de São Pedro, em Roma. “Trata-se do primeiro concílio ecumênico do Vaticano, que foi o XX (vigésimo) concílio ecumênico da Igreja Católica. Este concílio ocorreu de 8 de dezembro de 1869 a 20 de outubro de 1870, data na qual foi suspenso indeterminadamente”, comentou Roy-Lysencourt.

Na ocasião, o convidado mencionou as fases para a convocação do Concílio, feita pelo Papa Pio IX, que foram: o período preparatório; o período conciliar; os documentos conciliares e a recepção do Concílio. Além disso, ele salientou que, embora não tenha sido concluído em razão das circunstâncias históricas, o primeiro concílio Vaticano é um concílio que teve uma grande importância na história da Igreja. “Manterá necessariamente isso em razão do conteúdo e da natureza de suas duas constituições dogmáticas”, concluiu Roy-Lysencourt.

A palestra foi acompanhada pelos fundadores da Rede de Pesquisa RHC, os historiadores Dra. Gizele Zanotto, Dr. Cândido Rodrigues e Dr. Rodrigo Coppe Caldeira.

Debates diversos
O II Seminário da Rede História e Catolicismo no Mundo Contemporâneo segue com atividades nesta quarta (23) e quinta-feira (24). Temas como “Devoções e santidade em torno das aparições marianas: uma construção dos eclesiásticos e intelectuais católicos”, “A Questão de São Cristóvão e os impasses da restauração franciscana no Brasil”, “Imprensa católica na Primeira República, uma perspectiva da História Social das Religiões”, entre outros, serão debatidos.

As palestras podem ser assistidas pelo canal do Youtube da RHC. Mais informações estão disponíveis no site ppghupf.wixsite.com/iirhc.