Extensão

Semana Nacional do Trânsito é tema de aula inaugural do curso de Instrutor de Trânsito

25/09/2018

16:21

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Na noite desta segunda-feira, dia 24 de setembro, a Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC), deu início a mais uma edição do curso de Instrutor de Trânsito. A aula inaugural foi realizada no anfiteatro da Faculdade de Medicina (FM), Campus II da UPF, com a presença do vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Dr. Rogerio da Silva. 

O curso de Instrutor de Trânsito é oferecido pela UPF a partir de uma parceria que ocorre desde 1996. Para o vice-reitor, é um serviço de longa data, com uma procura muito grande e que mostra a qualidade dos cursos oferecidos pela Instituição. “A nossa proposta, enquanto VREAC, é qualificar cada vez mais e atender a essa demanda que existe na área do trânsito, uma vez que nós contamos profissionais altamente qualificados para isso”, destacou.

Semana Nacional do Trânsito
Para marcar o início da formação, os alunos foram recebidos por representantes da Divisão de Extensão da UPF, que apresentaram o curso e sua estrutura e explicaram detalhes a respeito das aulas e das avaliações. Logo depois, os alunos assistiram a uma palestra sobre a Semana Nacional do Trânsito, que ocorre de 18 a 25 de setembro, com o Policial Rodoviário Federal Regivaldo Tonon.

De acordo com a professora Me. Daniela dos Santos, que integra o grupo de docentes do curso, a escolha pelo tema se deu em função de o curso iniciar durante a Semana, que, neste ano, tem como tema “Nós somos o trânsito”, que acompanha as ações da “Década mundial de ações para a segurança do trânsito – 2011/2020”, criada pela ONU. “Este ano, foi aprovada uma lei que prevê o Plano de Prevenção de Acidentes de Trânsito. Infelizmente, o Brasil não tem nada a comemorar, porque nós não conseguimos atingir a meta estipulada de reduzir em 50% nossos acidentes com vítimas. Então, houve uma preocupação do governo e, devido a isso, foi criado esse Plano, que vai prever metas de diminuição para dez anos. Estamos prolongando e tentando nos adaptar àquilo que a ONU prevê dentro dessa campanha mundial”, explicou a professora.

Além da palestra, os alunos também puderam conferir, na entrada do prédio, a exposição “As estatísticas têm rosto”, que também integra a Semana Nacional do Trânsito. “É uma exposição em parceria com a Fundação Tiago Gonzaga,  que tem o objetivo de dar visibilidade ao impacto dos acidentes. O nome ‘As estatísticas têm rosto’ é para mostrar que todos esses números que aparecem nas estatísticas tinham uma vida e essa vida foi interrompida por um acidente de trânsito. Não queremos que ninguém faça parte dessa estatística”, concluiu Daniela.