Ensino

Semana da Arquitetura e Urbanismo promove apresentação de trabalhos

05/10/2017

15:10

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo (UPF) realiza a semana de bancas para apresentação dos trabalhos finais de graduação. As apresentações tiveram início na segunda-feira, 2 de outubro, nos prédios da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear). Cerca de 90 projetos estão sendo apresentados pelos acadêmicos em diferentes áreas da arquitetura e do urbanismo.

De acordo com o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, professor Juan José Mascaro, a Semana de Bancas Intermediárias visa promover uma avaliação dos trabalhos para que ajustes sejam realizados antes da apresentação final. “O evento tem como intuito proporcionar aos alunos uma avaliação intermediária do trabalho final de graduação, que é um item necessário no currículo deles”, explicou.

Na noite de quarta-feira, 4 de outubro, a acadêmica do 9º nível do curso de Arquitetura e Urbanismo, Daniele Copatti, apresentou seu trabalho à banca avaliadora. A aluna desenvolveu, sob a orientação do professor Rodrigo Fritsch, o projeto de um “Centro de Pesquisas em Tecnologias Alternativas no Novo Milênio”. “Eu queria fazer uma coisa diferente que envolvesse um lugar extremo, optamos por fazer no deserto da Namibia. É um grande desafio, porque foge da realidade que estamos acostumados a projetar, lá é inóspito, com condições climáticas totalmente diferentes da nossa”, comentou.

Cada trabalho é apresentado para uma banca formada por três professores arquitetos, que assistem à apresentação e dão dicas para alterações e melhorias dos projetos. Os trabalhos são desenvolvidos nas disciplinas de Pesquisa Orientada e de Trabalho Final de Graduação. As apresentações seguem até sexta-feira, 6 de outubro, com projetos sendo apresentados nos turnos da tarde e da noite.

Palestras e oficinas 
A 3ª Semana da Arquitetura e Urbanismo promove oficinas de sketchup, revit, de fotomontagem em sketshup e de renderização em kerrythea. Além disso, três exposições integram o evento: “Exposição de Cartoons” e “Arquitetura e Literatura – 5ª Exposição foto no barbante”, que podem ser conferidas no prédio V2, Campus I UPF, e “Noite de arquitetura no caminho das artes”, que pode ser prestigiada na Rua Independência, próximo ao Maktub.