Geral

Sala de aula precisa de gestão

21/08/2019

17:59

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

Assunto foi tema de mais um encontro das Salas Temáticas da UPF, realizado nesta quarta-feira, 21 de agosto

O quarto encontro do ano de 2019 das Salas Temáticas da Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo (Faed/UPF) discutiu a “Gestão da aula”. A atividade ocorreu nesta quarta-feira, 21 de agosto, na Faed, Campus I. As Salas Temáticas visam à formação continuada de professores e gestores da educação básica da região de Passo Fundo que tenham interesse em políticas e gestão na educação. 


Encontro reuniu professores e gestores da educação básica da região de Passo Fundo, na Faed

O assunto central do grupo no encontro desta quarta-feira foi resgatar as principais questões que caracterizam o ciclo das políticas nos territórios escolares e nos sistemas para impulsionar a discussão sobre a gestão da aula. “A aula é um encontro entre professores e alunos que implica relações de comunicação, conhecimento, relações interpessoais e de compromisso”, destaca a coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão em Políticas e Gestão da Educação (GPEPGE), professora Dra. Eliara Zavieruka Levinski.

Para falar sobre o assunto, o grupo convidou o professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim, Jerônimo Sartori, especialista em supervisão escolar, mestre e doutor em Educação. A UFFS e o GPEPGE têm diversas parcerias na formação de docentes. Conforme Sartori, a gestão da sala de aula não é abordada na maioria das formações de professores e isso se justifica em razão de muitos entenderem que a gestão é competência apenas da direção da escola. “Muitas vezes, o professor não é visto como um gestor, mas ele tem uma grande responsabilidade de fazer a gestão do seu espaço, do tempo e do conteúdo, que são as três variáveis para fazer a gestão. Isso tudo envolve o modo como o professor organiza o espaço da sala de aula, como estabelece o contrato didático com os alunos, como administra o conteúdo para a construção de conhecimento e o tempo para executar tudo isso”, salienta Sartori.


Professor Dr. Jerônimo Sartori e a professora Dra. Eliara Levinski

Essa organização é necessária para melhorar a educação. “Para isso, precisamos melhorar a otimização do tempo dos alunos, em função daquilo que temos disponível para que eles aprendam em termos de recursos materiais, didáticos e tecnológicos. Precisamos, também, mobilizar os alunos para que eles efetivamente participem desse processo, tendo como resultado a construção de um conhecimento”, enfatiza o professor.


Sala Temática discutiu a “Gestão da aula”

As Salas Temáticas são promovidas pela Faed, por meio do Grupo de Pesquisa e Extensão em Políticas e Gestão da Educação (GPEPGE) e do Centro Regional de Educação (CRE). Além da gestão da aula, o encontro retomou as práticas pedagógicas socializadas sobre as políticas internas e externas das escolas e nos sistemas e contou com a apresentação complementar do município de Soledade sobre as políticas públicas que estão em andamento na rede municipal de ensino. O evento teve ainda a apresentação do Grupo de Percussão da UPF.