Ensino

Saes UPF forma acadêmicos das oficinas de Oratória e Liderança

01/11/2017

19:50

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do Setor de Atenção ao Estudante (Saes), ligado à Vice-Reitoria de Graduação (VRGRAD) promoveu, nesta quarta-feira, 1º de novembro, no auditório do CET, Campus I, a formatura de duas turmas do curso de Comunicação, Expressão e Oratória e uma turma da oficina de Liderança. 

Mais de 60 acadêmicos de diferentes cursos de graduação da UPF participaram das oficinas. De acordo com a psicóloga do Saes, Ana Luiza Funghetti, as oficinas desenvolveram diferentes habilidades dos acadêmicos. “Passamos o semestre promovendo exercícios de teatro, de fala, expressão corporal e orientações de oratória para que possam apresentar de modo satisfatório os seus trabalhos de TCC. É uma oportunidade única para que possam desenvolver as habilidades pessoais que são tão necessárias para o dia-a-dia”, disse. 

As oficinas são ministradas por Alunos Apoiadores, que são acadêmicos de diferentes cursos da UPF que auxiliam os participantes dos cursos a sanarem dúvidas e dificuldades nas disciplinas, atuando também como professores em algumas oficinas. “Estamos na 16ª edição da Oficina de Comunicação, Expressão e Oratória e uma das coisas que buscamos é a interdisciplinaridade. Temos acadêmicos de vários cursos e é uma satisfação enorme ajudar um aluno que chega mais retraído, tímido e que começa a aflorar de uma maneira enorme”, contou o Aluno Apoiador, Patrick Carvalho da Silva.

Nas oficinas são apresentadas técnicas para que os jovens exerçam a liderança dentro do ambiente acadêmico e em outros espaços, assim como exercícios para ajudar os alunos que possuem dificuldade de apresentar trabalho em sala de aula e de se expressarem em público. “É muito bom o curso para nosso crescimento profissional, no outro semestre cursei Oratória que me ajudou muito e neste estou me formando em Liderança, o que também é importante para nossa formação”, disse a acadêmica do 2º nível do curso de Medicina Veterinária, Giordana Tochetto.