Geral

RPPN UPF presente no XX Encontro da Rede de Unidades de Conservação

13/11/2019

14:08

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A Rede de Unidades de Conservação do Rio Grande do Sul, que reúne gestores das áreas protegidas federais, estaduais, municipais e particulares, realizou seu XX Encontro na cidade de Caçapava do Sul, no dia 7 de novembro, tendo o Parque Natural Municipal da Pedra do Segredo como anfitrião. Os encontros da Rede buscam a troca de experiências entre os gestores, a realização de palestras de temas de interesse das unidades de conservação e de visitas técnicas, e o fortalecimento do sistema de áreas protegidas situadas no Rio Grande do Sul. A Universidade de Passo Fundo (UPF), que possui uma área protegida de 32 ha, - a RPPN UPF, criada em 2016, desde quando faz parte da Rede -, esteve representada no evento pelo professor Dr. Jaime Martinez.

Pela parte da manhã, foi realizada a solenidade de abertura do encontro, no auditório da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), com a presença de Giovani Amestoy, prefeito de Caçapava do Sul, junto com sua equipe de secretários municipais. Nesta oportunidade, o poder público municipal declarou sua intenção de criar mais uma área natural protegida no município, o Parque Natural Municipal do Salso, antiga propriedade da família Vivian. A professora Patrícia Ferreira, da Unipampa, apresentou o Projeto de Geoparque de Caçapava do Sul, realizado em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), uma modalidade de desenvolvimento regional criada pela UNESCO, que busca o uso sustentável do território com integração das atividades existentes, com a cultura e a natureza do local. Posteriormente, houve uma palestra sobre o potencial da flora do pampa para o ecoturismo, com o professor Dr. Paulo Brack, da Universidade Fedral do Rio Grande do Sul (UFRGS), bem como explanação sobre a ecologia e a conservação dos cactos do Rio Grande do Sul, com Ricardo Ramos, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. O professor Jaime Martinez encerrou os trabalhos com a palestra sobre a importância da Serra do Sudeste para o papagaio-charão, destacando ações de conservação da espécie na região sul do estado.

No turno da tarde, os gestores das unidades de conservação presentes, autoridades e apoiadores das áreas naturais protegidas realizaram uma visita técnica ao futuro Parque Natural Municipal do Salso e ao Parque Natural Municipal Pedra do Segredo, guiados por sua administradora, Jackeline Moreira. Os trabalhos também foram conduzidos pelo diretor de turismo de Caçapava do Sul, Erni Rocha. A secretaria executiva da Rede de Unidades de Conservação do Rio Grande do Sul para o ano de 2020 ficará sob responsabilidade do Parque Natural Municipal dos Morros de Santa Maria, coordenada por Guilherme Rocha. Também ficaram definidos os dois próximos encontros para o próximo ano, em maio no Parque Natural Municipal do Pampa, localizado em Bagé, e no mês de novembro em Sarandi, no Parque Estadual do Papagaio-Charão.