Geral

Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso promove capacitação no HSVP

12/11/2019

14:18

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Assessoria de Comunicação HSVP

O programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso da Universidade de Passo Fundo (UPF) foi parceiro do HSVP em uma capacitação oferecida para a equipe de copeiras e colaboradores da área assistencial do serviço de Nutrição. O treinamento teve como tema “Inteligência emocional no atendimento ao cliente hospitalizado: como reagir nos momentos difíceis” e foi ministrado pela professora da UPF Dra. Larissa Kochenborger, docente da UPF, que atua na área de Neurociência no curso de Medicina e nos programas de Residência Multiprofissional da Instituição.

A atividade foi realizada com o propósito de aumentar a percepção na qualidade do atendimento humanizado. A programação contou com informações relacionadas à importância de evitar desgastes emocionais, ao aumento na percepção no atendimento humanizado de forma acolhedora e resolutiva, e ainda contemplou temas como autocuidado e empatia. 

De acordo com a professora Larissa, ter inteligência emocional é fundamental para o desenvolvimento de qualquer profissão. “Saber gerenciar as emoções e reconhecer seus pontos fracos trabalhando, e os melhorando, permite que o profissional busque a efetividade no relacionamento interpessoal”, disse. A médica enfatizou ainda que gerenciar as emoções e trabalhar o autoconhecimento ajuda o profissional a ter um melhor autocontrole, manejo e aprimoramento dos seus sentimentos frente às situações difíceis e delicadas no ambiente hospitalar. “Ser empoderado de suas próprias emoções, conhecendo seus limites e usando seus sentimentos adequadamente é o melhor modo de enfrentar os desafios diários”, acrescentou.   

Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso
O Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Idoso é desenvolvido pela UPF em parceria com o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e a Prefeitura Municipal e teve início em março de 2013 e conta com profissionais de quatro cursos da área da saúde (Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição). O programa tem como objetivo capacitar e especializar profissionais das diferentes áreas para atuarem, a partir de práticas interdisciplinares e multiprofissionais, no cuidado integral à saúde das pessoas, com habilidades para proceder à intervenção crítica na organização do processo de trabalho, buscando a melhora da qualidade de saúde e de vida da população.

O programa está com inscrições abertas até esta quarta-feira, 13 de novembro. Os estudantes residentes recebem uma bolsa auxílio até o final do curso, que consiste no valor mensal de R$3.330,43. Interessados podem se inscrever no site www.upf.br/ingresso/residencia