Visitas institucionais

Reitoria recebe a visita de representante da RBCE

28/08/2019

19:08

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

Coordenador técnico da Rede Brasileira de Cidades Educadoras, Ramires Mauricio Brilhante, foi recebido na UPF

Na tarde desta quarta-feira, dia 28 de agosto, a Reitoria da Universidade de Passo Fundo (UPF) recebeu a visita de representante da Rede Brasileira de Cidades Educadoras (RBCE). Na oportunidade, a reitora Dra. Bernadete Maria Dalmolin e o vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Dr. Rogerio da Silva, receberam o coordenador técnico da Rede, Ramires Mauricio Brilhante.

Durante o encontro, foram abordados assuntos relacionados a Rede de Cidades Educadoras. Conforme o coordenador, é muito importante iniciativas como as coordenadas pela UPF, pois é necessário que a sociedade e entidades se unam em prol de uma cidade melhor. “Se as cidades são espaços para pessoas, a gente tem que pensar esses espaços como processos educacionais. Então como construímos processos educacionais na dimensão formal, não-formal e informal, como que nós formamos profissionais que possam atuar nessa dimensão que possam pensar o desenvolvimento das nossas cidades, de maneira a construir uma sociedade pacifica, unida e justa”, pontuou. 

Conforme Ramires, pensar uma cidade educadora não é pensar uma prefeitura educadora e esse é um desafio posto pela sociedade atual. “Precisamos ver que cidades, estruturas e que país queremos, quais os nossos projetos de pessoas e estruturas que vão construir essa sociedade, isso a educação não faz sozinha, mas com certeza não se faz isso sem a educação”, finalizou. 

Participaram do encontro ainda, a representante da Divisão de Extensão e Assuntos Comunitários, professora Dra. Adriana Bragagnolo; a representante do Programa UniverCidade Educadora da UPF, professora Me. Daniela dos Santos; e a diretora da Faculdade de Educação (Faed), professora Dra. Adriana Dickel.