Visitas institucionais

Reitoria da UPF recebe representantes de entidades ligadas ao Festival de Folclore

20/08/2018

15:54

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

A Reitoria da Universidade de Passo Fundo (UPF) recebeu, na manhã desta segunda-feira, dia 20 de agosto, a visita de representantes de entidades ligadas ao XIV Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo. O evento iniciou na sexta-feira, dia 17, e tem uma ampla programação até o 25 de agosto. Receberam a comitiva a reitora, Dra. Bernadete Maria Dalmolin; o vice-reitor de Graduação, Dr. Edison Alencar Casagranda; o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Dr. Antônio Thomé; e o vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Dr. Rogerio da Silva.

Participaram da visita o presidente do Festival e também presidente da Associação de Organizações de Festivais Folclóricos do Rio Grande do Sul (AOFFERS), Paulo Dutra; o presidente do Conselho Internacional de Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais do Brasil (Cioff), Marcos Pereira; o vice-presidente mundial do Cioff, Alejandro Camacho Gonzales, do México; e a professora Rosane Zimmermann, coordenadora da área de línguas estrangeiras da UPF e voluntária no Festival como coordenadora das oficinas de conversação.

O Festival conta com o apoio da UPF desde sua primeira edição em 1992. Na oportunidade, o vice-presidente mundial do Cioff destacou que o evento realizado em Passo Fundo é considerado o maior e melhor do Brasil e um dos cinco melhores do mundo. O modelo, segundo ele, é levado para muitos países. Durante a visita, a reitora da UPF recebeu de Camacho uma pintura de tenango, arte tradicional mexicana que busca resgatar a cultura e o patrimônio imaterial do país.

UPF no Festival de Folclore

A UPF é uma das entidades parceiras do XIV Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo e a Universidade também integra a programação do evento. Os grupos de extensão de Danças da UPF, de Danças Folclóricas e o Pupilas da Aldeia realizarão apresentações no Festival. Já o Centro de Línguas da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) – UPF Idiomas será o responsável pelas Oficinas de Conversação. O Museu Histórico Regional (MHR) receberá a visita de grupos que participarão do evento e promove a visitação ao Acervo Internacional de Bonecas Típicas. Além disso, a UPF receberá quatro apresentações de três grupos que participam do Festival: Peru, Argentina e França. Confira mais informações aqui.