Visitas institucionais

Reitora recebe a visita do Secretário de Desenvolvimento Econômico de Passo Fundo

22/10/2018

14:06

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

A reitora da Universidade de Passo Fundo (UPF), professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, recebeu, na tarde de sexta-feira (19), a visita do secretário de Desenvolvimento Econômico de Passo Fundo, Carlos Eduardo Lopes da Silva. Acompanhado do delegado da Receita Federal, Leandro Tessaro, e do empresário Augusto Ghion, ele apresentou à reitora uma solicitação de estudo para a concessão de um Centro Logístico e Industrial Aduaneiro (CLIA) no município. A reunião também contou com a presença do professor Dr. Rodrigo da Luz.

O tema é trazido a partir da busca do crescimento do município e da região, e, consequentemente, com base no aumento da necessidade de se oferecer, de forma mais acessível, ambientes para armazenamento de cargas de importação e exportação.

Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento, atualmente, as cargas ficam armazenadas em recintos alfandegados nas fronteiras, aeroportos, portos ou em outros centros logísticos, como, por exemplo, Canoas, Novo Hamburgo e Caxias do Sul. De acordo com Carlos Eduardo, no norte, no centro e na fronteira do estado, não há nenhuma estrutura para atender a essa demanda, o que, segundo o secretário, onera sensivelmente os produtos, ocasionando a perda da competitividade.

Nesse sentido, o Governo Municipal está buscando, junto à iniciativa privada, a concessão de um Centro Logístico e Industrial Aduaneiro (CLIA) para a cidade. A implementação de uma futura plataforma atendida por ferrovia e rodovia será lançada brevemente e a solicitação de estudo será avaliada pela Instituição.