Universidade

Reitora participa de lançamento do livro Hospital São Vicente de Paulo: 100 anos de história

01/11/2018

15:30

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: HSVP/Caroline Silvestro

Professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin foi uma das convidadas para escrever uma mensagem na obra

O centenário do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) está retratado no livro box Hospital São Vicente de Paulo: 100 anos de história. A obra, que conta com a participação de diversos autores, foi lançada na última quinta-feira (25). A reitora da Universidade de Passo Fundo (UPF), professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, é autora de uma das mensagens escritas em um dos fascículos do livro e esteve presente no lançamento.

O público conheceu a obra composta pelos fascículos A Saga dos Vicentinos, de autoria de Marco Antonio Damian; 100 anos do Hospital São Vicente de Paulo, escrito por Ivaldino Antônio Tasca; O Paciente em Primeiro Lugar, de autoria de Osvandré Lech; e a Linha do Tempo do HSVP, escrita por Paulo Monteiro.

O autor do livro box, Osvandré Lech mencionou o grupo de profissionais que há 40 anos administra o Hospital, que hoje tem 63 mil metros quadrados de área construída e que contribui significativamente para Passo Fundo ser o terceiro polo regional de saúde e medicina. Em relação ao motivo que o levou a escrever o livro Hospital São Vicente de Paulo: 100 anos de história, ele afirmou que a casa de saúde fez parte de sua vida e hoje segue ligada à sua família.

Para a elaboração dos quatro fascículos, Lech reuniu o jornalista Ivaldino Tasca, que escreveu o HSVP hoje; e os pesquisadores Paulo Monteiro, que leu e transcreveu as atas da fundação até os dias atuais, e Marco Antonio Damian, que escreveu e destacou os quase 500 anos de história da Sociedade de São Vicente de Paulo. E como suporte e apoio para a produção da obra, o autor contou com os profissionais Rodrigo Marcondes Sardi e a jornalista Endil Mello, da Assessoria de Comunicação do HSVP. O design gráfico foi projetado pelo designer Hélio Gasparotti.

A reitora da UPF representou as autoridades municipais, estaduais, eclesiásticas, do judiciário, da medicina e saúde, que escreveram mensagens no fascículo 100 anos do HSVP. Em seu texto, ela ressaltou a importância do Hospital e a sua relevância social no cuidado com a vida. Segundo Bernadete, nascido da necessidade de bem acolher e atender aos mais necessitados, a grande Obra levantada pelos vicentinos e abraçada pela comunidade passo-fundense já iniciou fazendo uma das mais importantes e disruptivas inovações para milhares, que viraram milhões de pessoas.  “Uma inovação que atravessou e incorporou os avanços das revoluções (industrial, tecnológica, da comunicação, do conhecimento...) transcorridas no seu percurso, mas que tem no cuidado e no amparo da humanidade a mais profunda revolução”, escreveu. 

Ainda na mensagem, a reitora destacou o momento histórico do surgimento do Hospital, lembrando que os trabalhos, que eram realizados em uma casa de 120 metros quadrados, iniciaram em meio à epidemia do vírus Influenza (gripe espanhola) e a instituição enfrentou as intempéries de cada época, sendo vanguarda, em cada tempo, no atendimento nesta grande região. “Com sua pujança, o hospital foi fazendo ondas de desenvolvimento, sendo determinante por outras histórias, fez também nascer a necessidade da formação técnica e superior em saúde que até hoje não para de crescer. Nossa querida UPF – em especial, nossos cursos da saúde – tem seu berço aquecido no seio do hospital. Nesse último meio século em que existimos como universidade, caminhamos lado a lado e muito nos orgulhamos dessa parceria. Por isso, manifestamos o nosso reconhecimento e a nossa homenagem ao Hospital São Vicente de Paulo, que fez a cidade se desenvolver e movimentar povos de todos os lados em busca dos serviços de saúde e de educação, seguido por outras áreas que atravessam e dão sustentação nesse precioso fazer: do lenhador que aquece, que provê a caldeira, ao físico que cuida dos complexos equipamentos de radioterapia; do profissional que faz o atendimento até o motorista que transporta os pacientes, tudo na mais profunda sinergia. Um centenário de muitas lutas, de muitas alegrias, de muita coragem”, pontua a reitora na mensagem.