Universidade

Reitora da UPF destaca os desafios e perspectivas da Instituição no “Ideias na Mesa”

20/12/2021

16:56

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/ACIC Carazinho

UPF foi a convidada da última edição de 2021 do evento promovido pela ACIC Carazinho

A reitora da Universidade de Passo Fundo (UPF), professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, acompanhada do vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários, professor Dr. Rogério da Silva, e da diretora da UPF Carazinho, professora Munira Awad, participou da última edição de 2021 do evento “Ideias na Mesa”. O encontro, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC), ocorreu nesta segunda-feira, 20 de dezembro.

O presidente da ACIC, Cassiano Scheibe Vailatti, fez um agradecimento aos convidados e a toda a Diretoria Executiva da ACIC pela presença no “Ideias na Mesa” ao longo de 2021. “É uma grande satisfação receber hoje a Universidade de Passo Fundo, na pessoa da reitora Bernadete. Encerramos o ano do “Ideias na Mesa” com chave de ouro, com esta importante instituição de ensino de toda região Norte do Estado”, disse Vailatti.

Desafios e perspectivas

A reitora Bernadete Dalmolin iniciou sua explanação abordando os desafios da UPF nos últimos anos, citando os grandes pilares da Universidade, que é a gestão entrelaçada com a qualidade formativa, inovação e sustentabilidade econômico-financeira. “Nós prezamos muito pela qualidade educativa. Isso é o que nos diferencia”, afirmou a professora.

Em tempos de pandemia, a reitora citou os diversos desafios que a Instituição teve para se adaptar às novas realidades do ensino híbrido, buscando sempre os melhores métodos e processos, garantindo a qualidade na educação. “Somos presencial! A UPF é uma Universidade presencial e a pandemia nos fez virar a chave para o ensino híbrido, mas não deixamos de ser presentes na vida universitária, porque queremos formar, não somente profissionais, mas também pessoas”, disse.

A reitora pontuou sobre os mais de 100 mil atendimentos que a UPF fez em parceira com as áreas da saúde, entre eles, o teleatendimento, o laboratório de testagem para Covid, o desenvolvimento e recuperação de respiradores, a pesquisa Epicovid, a fisioterapia de reabilitação e a Rede de Cuidados Territoriais. Ao finalizar sua participação, Bernadete citou sobre as perspectivas em relação à Instituição, que entrou, recentemente, no ranking Melhores Universidades da Times Higher Education, um feito importantíssimo que reconhece a qualidade educativa da UPF. 

Além da Diretoria Executiva da ACIC, estiveram presentes no evento o prefeito de Carazinho, Milton Schmitz, e o secretário de Desenvolvimento, Charles Setti.