Geral

Reitora da UPF conversa com lideranças sobre empreendedorismo feminino

20/05/2022

14:17

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gustavo Borcioni/Acisa

Encontro liderado pelo Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Acisa ocorreu nesta quinta-feira (19)

O empreendedorismo feminino envolve tanto os negócios idealizados e comandados por mulheres, como as iniciativas de liderança feminina, incluindo a atuação delas em altos cargos dentro das empresas. Buscando compartilhar experiências e incentivar as empreendedoras do município, a reitora da Universidade de Passo Fundo (UPF), professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, foi convidada pela Associação Comercial Industrial de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo para palestrar no encontro de lançamento do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da entidade, denominado “Elas da Acisa”, nesta quinta-feira, 19 de maio.

Diante da temática “Mãe, mulher e empreendedora”, a reitora expôs dados sobre as desigualdades de gênero no mercado de trabalho e contou um pouco da trajetória de vida e acadêmica até tornar-se a primeira reitora mulher da UPF, ao longo dos 54 anos de história da Instituição. A reitora reforçou a importância da criação de grupos para que sejam realizados estudos e reflexões com o objetivo de reduzir as desigualdades. “Penso que o núcleo já é uma resposta a essa defasagem entre homens e mulheres. Precisamos falar sobre isso, aprofundar essas questões. Nós mulheres precisamos refletir, nos apoiarmos, e, a partir destes espaços, temos as possibilidades de crescimento, de empoderamento e enfrentamento das situações e das condições que ainda nos colocam num contexto tão desigual”, disse.

A reitora ressaltou que, apesar dos avanços no debate, as mulheres ainda estão distantes dos principais cargos de grandes empresas. “Nós podemos, nós temos conhecimento, capacidades de ocupar todo e qualquer lugar, entretanto, não conseguimos ainda ascender em cargos mais elevados no mundo do trabalho. Temos mais dificuldades de conseguir financiamentos para acelerar nossas empresas por conta deste fenômeno. O que a Acisa vem fazendo ao criar este espaço é um exemplo e irá nos possibilitar reduzir esse tempo para que alcancemos a tão sonhada igualdade de gênero”, finalizou.

Para a coordenadora do núcleo, a empresária e professora Vanessa Ilha, o grupo surgiu da necessidade de, juntas, as mulheres refletirem sobre o lugar nas instituições, associações, e, principalmente, ocuparem os seus espaços. O evento, para ela, foi uma oportunidade para poder falar sobre a visão feminina da gestora, da empreendedora, da mãe, promovendo diversas atividades voltadas à mulher que empreende. “O evento de hoje foi um sucesso, com auditório lotado com empresárias e autoridades, onde recebemos a professora Dra. Bernadete Dalmolin que para nós, é uma expoente no meio acadêmico e representa um case de grande sucesso”, observou a coordenadora.

O presidente da Acisa, Cássio Roberto Gonçalves, reforçou que a iniciativa da organização das mulheres empreendedoras dentro da entidade é importante e que a entidade representativa sempre estará empenhada em incentivar a participação das mulheres na sociedade civil organizada. “É papel da Acisa promover e fomentar o empreendedorismo feminino e, assim, o desenvolvimento da classe empresarial de Passo Fundo, valorizando as empreendedoras da nossa cidade. O nome escolhido para ser a palestrante no lançamento de um núcleo de mulheres foi extremamente assertivo, por ser a primeira mulher a gerenciar uma instituição da importância e do tamanho da Universidade de Passo Fundo”, afirmou.