Universidade

Reitora conversa com mães da escola Wolmar Salton

10/05/2019

17:55

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

Mais de 400 mães, avós, professoras e comunidade em geral do bairro São Cristóvão prestigiaram uma roda de conversa com a reitora da Universidade de Passo Fundo (UPF), professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin. O evento, que ocorreu no Salão da Igreja Sagrada Família, foi promovido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Wolmar Salton, localizada no bairro São Cristóvão, em alusão ao Dia das Mães, comemorado no próximo domingo, 12 de maio. 

A reitora da UPF é mãe de dois filhos. Nasceu na comunidade de Linha Dalmolin, interior de Caiçara, no norte do Rio Grande do Sul. Filha de agricultores, a reitora Bernadete falou sobre a sua trajetória de vida à comunidade. “Muitas mulheres aqui viveram situações semelhantes às minhas. Sempre é importante essa reflexão sobre ser mãe, mulher, profissional, dona de casa, cuidadora. É sempre bom refletirmos sobre essa existência feminina, dividirmos as situações vividas e avaliarmos como nós enfrentamos e superamos as nossas dificuldades. Nós podemos ser e estar onde a gente quiser”, declarou a reitora.

A programação da escola também realizou uma série de homenagens às mães, com apresentações dos estudantes, trabalhos feitos em sala de aula e shows musicais, realizadas no ginásio da escola, que conta com 430 alunos. “Esse é um evento tradicional da escola. Trouxemos a professora Bernadete para contar a sua história e inspirar essas mulheres. Contamos com a presença massiva das mães no dia a dia da escola. Elas merecem essa homenagem”, enfatizou a diretora da escola Wolmar Salton, Gislene Garcia.