Visitas institucionais

Reitor da UPF recebe representante do estado de Queesland, Austrália

13/04/2018

20:32

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero e Gelsoli Casagrande

O reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF), José Carlos Carles de Souza, recebeu, na tarde de sexta-feira, 13 de abril, o representante de investimentos na América Latina do estado de Queesland, Austrália, Alejandro Pessagno. A visita contou ainda com a presença do representante internacional da BSBIOS, Domenico Italo Barone, da ECB Group Switzerland SA, e do engenheiro agrônomo e representante da área comercial da BSBIOS, Fábio Junior Benin, que possuem parceria com o governo do estado australiano e que sugeriram a visita na Universidade.

Os visitantes conheceram o Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio (UPF Parque), que proporciona um espaço para o desenvolvimento de novas tecnologias, novos produtos e processos, e estimula e proporciona infraestrutura para a realização de pesquisas nas áreas de tecnologia de informação e software, alimentos, metalomecânica, biotecnologia, energia, saúde e agricultura de precisão. Além disso, visitaram a Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV) e alguns dos laboratórios da Unidade Acadêmica, acompanhados também do diretor da FAMV, Hélio Rocha, do coordenador de extensão da Unidade, Benami Bacaltchuk, e do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação, Luiz Carlos Kreutz.

O representante de Queesland salientou o interesse do estado australiano em expandir interesses na América Latina e ajudar empresas como a BSBIOS a se estabelecer na Austrália e estreitar relações entre as universidades de ambos os países. “É importante essa visita para encontrar formas de estabelecer essas relações por meio da pesquisa e das demais áreas das nossas universidades. Queensland é um estado onde a agronomia, agricultura e toda a parte de pecuária são muito fortes. Acreditamos que talvez aqui na Universidade de Passo Fundo podemos iniciar um bom relacionamento”, revelou Pessagno.

A importância dessa visita também foi destacada pelo representante internacional da BSBIOS. “Viemos trazer um parceiro nosso, representante do governo de Quensland, da Austrália, onde estamos vendo oportunidades de negócio lá. O know how que temos da atividade de agrobusiness no Brasil é muito importante e uma parte disso vem da parte acadêmica. A gente levar o conhecimento que a UPF tem para ser aplicada na Austrália para adequar sementes, produtos, para as características australianas, vem ao encontro de oportunidades de negócios”, enfatizou Barone.

O reitor da UPF ressaltou que durante a visita foi apresentada a capacidade na área de agronomia e medicina veterinária, bem como importantes pesquisas desenvolvidas nesta área pela Universidade. “O representante de Queesland veio conhecer a capacidade que existe aqui na Universidade para quem sabe estabelecer relações na área da pesquisa e prospecção de produtos, em especial na área de agronegócio”, salientou o reitor.