Visitas institucionais

Reitor da UPF recebe comitiva do Governo do Estado

09/11/2017

18:22

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

O reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF) José Carlos Carles de Souza, recebeu na tarde desta quinta-feira, 9 de outubro, uma comitiva do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Na ocasião, foi apresentado o modelo de governança implantado pela gestão, assim como foi debatido um termo de cooperação entre o governo e a Universidade para o desenvolvimento de projetos de energia elétrica para as escolas estaduais. Participaram do encontro a chefe de gabinete da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), e chefe de Gabinete do Departamento de Monitoramento de Resultados, Melissa Custódio; os assessores de governança da SPGG, Jonas Machado e Melina Drebes; o diretor adjunto administrativo da Seduc, Carlos Alexandre Ávila; a diretora da SOP, Roberta Campani, assim como o coordenador do curso de Engenharia Elétrica da UPF, professor Me. Rodrigo Siqueira Penz. 

O governo do estado vem desenvolvendo parcerias para a criação de projetos nas áreas de obras, segurança pública e educação. Somente na região de Passo Fundo existem aproximadamente 100 escolas estaduais, sendo que destas, 70 possuem demanda de reforma na rede elétrica. “Hoje o governo comporta uma rede 2.586 escolas, sendo que temos deficiência de instalações elétricas em praticamente 90% delas, então para os alunos, sociedade e para o governo é de suma importância que consigamos fazer essa reforma da rede elétrica”, destacou Melissa.

A rede elétrica das escolas estaduais é dos anos 1980 e para maior segurança e otimização da energia é necessário a reformulação da rede.  Nesse sentido, há recursos disponíveis desde 2012 disponibilizados pelo Banco Mundial para efetivação das obras que esbarram nas deficiências de mão de obra, situação que está se buscando sanar com a parceria público/privada.