Ensino

Quem cuida também precisa de cuidado

13/07/2018

11:27

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Foto: Divulgação

Acadêmica da Universidade de Passo Fundo realiza projeto com cuidadoras de Casas de Acolhimento em Guaporé

Acadêmica do curso de Serviço Social da Universidade de Passo Fundo (UPF), Sibeli Balestro, com supervisão de campo da assistente social Ana Carolina Alves da Silva, e supervisão acadêmica da assistente social e professora Cristina Fioreze, desenvolve um trabalho diferenciado, promovendo encontros com as cuidadoras da Casa de Acolhimento da Criança e do Adolescente de Guaporé.

Sibeli realizou estágio curricular obrigatório na Casa de Acolhimento, observando a necessidade de realização de um Projeto Social voltado às cuidadoras da instituição, uma vez que elas sentiam algumas dificuldades na viabilização e no reconhecimento de seu trabalho. Ante a essa demanda, Sibeli realiza encontros quinzenais com as cuidadoras da Casa de Acolhimento, proporcionando momentos de reflexão e troca de experiências, a fim de obter a qualificação do serviço e, consequentemente, o reconhecimento do trabalho das cuidadoras.

O Projeto Social iniciou no mês de março, dentre as intervenções realizadas pela estagiária, o Projeto Alternativas à Violência (PAV), por meio de uma parceria, realizou em um encontro a oficina de sensibilização. Foram promovidas dinâmicas reflexivas sobre o cuidado de si e com o outro. 

Além disso, o projeto promove um encontro com a juíza da Infância e Juventude da Comarca de Guaporé, Renata Dumont Peixoto Lima, proporcionando às cuidadoras um momento de troca de conhecimentos e experiências. “Sabe-se que o trabalho que é realizado pelas cuidadoras da Casa de Acolhimento é complexo, demandando muita dedicação e compreensão aos acolhidos e, com isso, o autocuidado é, muitas vezes deixado em segundo plano. Desse modo, faz-se necessário o cuidado direcionado a elas, para que seja possível alcançar a qualificação do serviço de acolhimento, do bem-estar e do reconhecimento das cuidadoras”, explicou Sibele.

O serviço de Acolhimento Institucional possui caráter provisório e excepcional, sendo uma medida de proteção para crianças e adolescentes que se encontram em risco pessoal e social, quando seus familiares ou responsáveis estão impossibilitados de realizar sua função de cuidado e proteção. De acordo com a estagiária, para que o Projeto Social ocorresse, foi essencial a articulação entre a UPF e o município de Guaporé.