Geral

Quase 200 atendimentos e 15% de casos suspeitos de câncer de pele

06/12/2022

08:30

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carol Simor

Ação do projeto de extensão Amigos da Pele ofereceu consultas gratuitas para a população

Todos os anos, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove o Dezembro Laranja, com ações de prevenção e orientação sobre cuidados com a pele. Na Universidade de Passo Fundo (UPF), o projeto de extensão Amigos da Pele realizou, no sábado, 3, um dia especial com atendimentos gratuitos para a comunidade. Ao todo foram 195 consultas que resultaram no encaminhamento de 30 pessoas com casos suspeitos de câncer de pele.

Medidas de prevenção à exposição solar, ao envelhecimento e ao câncer de pele devem, cada vez mais, fazer parte da rotina das pessoas. Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2020/2022, foram diagnosticados no Brasil 176.930 novos casos de câncer de pele basocelular e espinocelular. Pelo levantamento feito a partir dos números de sábado, o índice de casos suspeitos permaneceu o mesmo da última ação presencial, feita em 2018, ficando em 15%. 

Esses dados explicam a procura pelos atendimentos na ação realizada no sábado. De acordo com a professora Me. Gilvana Bonella, coordenadora do projeto, nas primeiras horas da manhã já havia uma fila à espera das senhas que foram distribuídas. Inicialmente, seriam feitos 150 atendimentos, mas, diante da procura, e com a disponibilidade de tempo e pessoal, a equipe realizou 45 a mais. “Essa é uma campanha de conscientização e hoje contamos com o apoio da equipe do projeto Amigos da Pele, estudantes, residentes e profissionais. Após a pandemia, esse é o primeiro momento de atendimento presencial e vimos que a população estava precisando. Isso de certa forma nos alegra, já que conseguimos voltar a oferecer esse atendimento”, destacou, reforçando que a principal dica é o uso do protetor solar todos os dias, com reforço ao longo das horas e uso, inclusive à noite.

Roselaine Calonego chegou cedo e conseguiu uma consulta. Ela contou que há pouco mais de 30 dias perdeu o irmão para o câncer de pele. Com receio do fato genético e com uma pele com as marcas do tempo, achou por bem buscar ajuda. “A gente não se cuida e só dá valor e atenção quando perde. Eu não uso protetor solar, muito por falta de saber como e da importância, mas agora, que me explicaram direito, vou usar e me cuidar daqui para frente”, disse.

A professora Gilvana destaca que cada paciente recebeu orientações sobre uso de protetor solar, tratamento de lesões de pele, avaliação, além de dicas e orientações para cada caso. Para aqueles em que foi detectada a possível presença do câncer, os encaminhamentos foram oferecidos. Além da consulta, os examinados ficarão em uma lista de atendimento, ou seja, em caso de necessidade de cirurgia, terão prioridade.

Para realizar a ação, foram 16 médicos dermatologistas e residentes de dermatologia nos atendimentos, além de 20 acadêmicos do curso de Medicina, que auxiliaram nos atendimentos e nas orientações à população. A ação ocorreu em parceria com o Hospital São Vicente de Paulo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a 6ª Coordenadoria Regional da Saúde e as Ligas de Dermatologia das Faculdades de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul, da Universidade de Passo Fundo e da Atitus Educação. 

Fique atento e cuide-se:

  • Exposição ao sol: evite exposição solar entre as 10h e às 15h e sempre opte por lugares com sombra.
  • Use roupas de proteção: chapéus, bonés, roupas de manga longa e óculos de sol com lentes que garantam proteção UVB.
  • Use filtro solar sempre: aplique quantidades generosas do produto por todo o corpo e rosto pelo menos 15 minutos antes da exposição ao sol e reaplique ao longo do dia.