Próxima edição do projeto Literatura em Diálogo ocorre nesta terça-feira (4)
03/09/2018
14:21
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Reprodução/UPF
Obra de Pablo Neruda será analisada durante atividade
O projeto de extensão Literatura em Diálogo, vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC) e ao curso de Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF), realiza, nesta terça-feira, 4 de setembro, um novo encontro. Na edição, que ocorre às 19h20min, no Centro de Eventos, Campus I, a obra do poeta chileno Pablo Neruda será analisada.
Participam os professores da UPF Dra. Ivânia Campigotto Aquino, do curso de Letras e também coordenadora do projeto; Dr. Francisco Carlos dos Santos Filho, do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu); e Dra. Rosane Marcia Neumann, do curso de História e do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH). O encontro ainda terá a participação especial do músico Jei Silvanno.
O evento é gratuito e aberto à comunidade.
Literatura em Diálogo
O projeto nasceu da necessidade de incentivar a leitura e resgatar as obras clássicas de uma maneira diferente: a aproximação de um debate que traz interface com outras manifestações de arte. Com foco principalmente no público jovem, o projeto busca a construção de uma metodologia que apresenta o contexto atual para mostrar interesses comuns que permanecem na obra literária. Além de trabalhar com os clássicos, ele também abre espaço para a literatura contemporânea.
A iniciativa é voltada, especialmente, para estudantes dos anos finais do ensino fundamental, além de estudantes do ensino médio e ao público acadêmico universitário, além de toda a comunidade. O objetivo é o aprofundamento teórico das análises dos textos e o exercício da criatividade prática na abordagem metodológica da leitura, sempre contextualizada.
Segundo a coordenadora do projeto, professora Dra. Ivânia Campigotto Aquino, a abordagem da literatura clássica encontra suas razões na experiência da leitura escolar. “Nesse sentido, a percepção advinda dos professores evidencia o desinteresse do jovem pelo texto clássico literário: há resistência e, não poucas vezes, recusa ao estudo de autores e textos de épocas passadas. Considero essa realidade preocupante, pois a formação leitora de um indivíduo passa, necessariamente, pelo conhecimento da ascensão da literatura e pelo acesso ao patrimônio cultural, algo que as obras clássicas permitem. Assim, a inovação a que o projeto se propõe visa a desafiar o estudante a conhecer as obras e a despertar o seu interesse por elas”, comenta.
O projeto de extensão Literatura em Diálogo integra o Programa Ensino e Inovação, desenvolvido no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UPF. A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Educação, com a participação do Núcleo do Livro, Leitura e Literatura e da Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski. Entre as manifestações artísticas que fazem interface com o Literatura em Diálogo estão a música, a dança, o teatro, o cinema e as artes plásticas.
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