Geral

Protocolo de Madri e Inovação no Agronegócio são temas de evento na UPF

18/10/2019

19:40

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

A Universidade de Passo Fundo (UPF) sediou o evento Protocolo de Madri e Inovação no Agronegócio. A atividade foi realizada no dia 17 de outubro, no salão de atos da Faculdade de Direito (FD). Além da UPF, o evento foi promovido pela Escola Superior de Advocacia, pela OAB Subseção de Passo Fundo e pela Comissão Especial de Propriedade Intelectual.

Um dos temas debatidos foi “Pedidos internacionais de registro de marcas e Protocolo de Madri”, apresentado pelo advogado Gustavo Bahuschewskyj Correa. A entrada em vigor no Brasil, neste ano, do Protocolo de Madri, referente ao Acordo de Madri sobre registro internacional de marcas, existente há mais de 20 anos, é considerado um grande avanço para o país. “É inegável que o Protocolo de Madri é um avanço, é importante, necessário e um anseio no Brasil há 18 anos. Para as empresas protegerem a sua marca no exterior, demandava muito tempo, energia e dinheiro, e já existia o Protocolo de Madri, que tanto simplificava a gestão quanto reduzia custos”, explicou o advogado. 

Outro tema apresentado no evento foi “Formas de proteger a inovação no agronegócio”, ministrado pelo advogado Diego Strahuber Oyarzabal. Também participaram da solenidade de abertura o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UPF, professor Dr. Antônio Thomé, a presidente da OAB Subseção Passo Fundo, Morgana Bordignon, e o representante da Comissão Especial de Propriedade Intelectual, Carlos Ignacio Schmitt Sant'anna.