Extensão

Projur Mulher e Diversidade: espaço de escuta, orientação e respeito

29/06/2021

16:41

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Leonardo Andreoli

Desde 2017 o projeto de extensão da UPF, Projur Mulher, voltou os olhares para a comunidade LGBTQIA+ e passou a adotar o nome Projur Mulher e Diversidade. Ao longo desse tempo, a equipe buscou ampliar a atuação e hoje oferece um espaço de escuta, orientação e respeito.

De acordo com a coordenadora do Projur, professora Dra. Josiane Petry Faria, as demandas foram se alterando e se atualizando. No início, havia mais procura para adequação de nome e sexo nos documentos. Posteriormente, com a alteração legal, tornando o processo administrativo e possível de ser feito em cartório, o projeto passou a fazer as orientações e atendimentos sobre violência, injúria, ofensas, assédio sexual e moral. “Essas demandas são bastante reduzidas e acreditamos que haja uma subnotificação dos casos, justamente porque as pessoas que sofrem com essas questões, ainda têm receio de procurar o Projur para receber apoio e suporte”, salienta a professora.

Orientações e auxílio para demandas jurídicas são feitas mediante agendamento

Entre as principais ações atendidas pela equipe estão as relacionadas com hormônio terapia e cirurgias como a esterilização e a mastectomia, procedimentos que encontram barreiras na aprovação pelos planos de saúde. Segundo Josiane, muitos planos entendem como um procedimento estético e esquecem que hoje são cirurgias tidas como reparadoras. 

Além disso, a equipe, composta por professores e acadêmicos do curso de Direito da UPF, também repassam informações sobre legislação penal e civil e todas as demandas relacionadas à direito de família. Josiane explica que as principais demandas dizem respeito aos casamentos e uniões estáveis de pessoas de mesmo sexo, bem como ingresso no sistema de adoção, guarda e visitação.

Informações e escuta para auxiliar

O Projur realiza encaminhamentos de questões judiciais e administrativas, além de desenvolver ações e projetos para prevenção contra a violência, combate ao preconceito e o respeito à dignidade. Entre as atividades estão webinars, pesquisas e campanhas que buscam trazer ao debate questões relevantes da atualidade. 

O grande objetivo, conforme a coordenadora, é a conscientização e sensibilização. “Trabalhamos de forma gratuita para que todos tenham acesso à informação e possam buscar adequadamente os seus direitos. Hoje oferecemos um espaço de escuta, fundamental para valorizar e reconhecer a realidade de cada um e para podermos pensar em ações e projetos para transformar a realidade local e regional”, frisa.

Se precisar, procure o Projur

Em função da pandemia, o Projur Mulher e Diversidade está atendendo mediante agendamento. Para conversar com a equipe, o contato pode ser feito via whatsapp: (54) 99202-5145.