Ensino

Projeto Química itinerante: aproximação entre a universidade e as escolas

21/09/2018

17:35

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Os cursos de Química (bacharelado e licenciatura) da Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do Núcleo de Educação Química (NEQ), desenvolvem o projeto “Química itinerante”. Com o objetivo de aproximar da ciência os estudantes do ensino médio, integrando-os com a linguagem científica e mostrando a importância da Química nas diversas áreas da sociedade, o projeto promoveu, nesta semana, visita a três escolas do município de Carazinho: a EEEM Cônego João Batista Sorg, o Colégio La Salle e a EEEB Érico Veríssimo. Ao todo, 92 estudantes do 3° ano do Ensino Médio participaram das atividades, que foram acompanhadas pelos professores da UPF, Dra. Alana Neto Zoch, Me. Janaína Chaves Ortiz, Dra. Janaína Fischer, Dr. Lairton Tres e Dra. Yara Patrícia da Silva. 

O projeto leva para as escolas um caso investigativo, ou um caso criminal (Criminal Case), e propõe que os estudantes ajudem a desvendá-lo a partir de análises experimentais da Química Forense. Em pequenos grupos, os estudantes, a partir dos experimentos, debatem sobre as pistas do fato ocorrido e, na sequência, juntam-se aos demais com as provas levantadas e os laudos elaborados, ajudando a decifrar o caso. “É uma oportunidade de envolver os jovens com a ciência, lhes permitindo conhecer as inúmeras possibilidades que ela nos oferece. A adesão das escolas está sendo muito boa e a iniciativa vai ao encontro dos interesses pedagógicos” afirmou o professor Tres, coordenador do projeto.

As ações são desenvolvidas em parceria com acadêmicos bolsistas Paidex, que auxiliam na preparação das atividades e dos materiais que são levados às escolas. “Trata-se de um momento de interação com o nosso futuro campo de trabalho”, afirmou o bolsista André Slaviero, que integra o projeto. 

Nas próximas semanas, outras dez escolas de ensino médio de Passo Fundo e região receberão o projeto. Escolas interessadas em receber o projeto Química itinerante podem obter mais informações e fazer o agendamento com os professores: Lairton Tres (lairton@upf.br), Yara Patrícia da Silva (yara@upf.br) e Bruna Carminatti (brunacarminatti@upf.br).