Universidade

Projeto Go Code [Blocks] promove a interação com a comunidade

03/09/2019

19:55

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Projeto de extensão promove a capacitação em lógica de programação para estudantes de escolas públicas de Passo Fundo

O projeto Go Code [Blocks], que neste ano está em sua quarta edição, teve sua aula inaugural na tarde desta terça-feira, 3 de setembro. Desenvolvido pelo Instituto de Ciências Exatas e Geociências da Universidade de Passo Fundo (Iceg/UPF), por meio dos cursos da área de Tecnologia da Informação (TI), o projeto realiza um curso de capacitação em lógica de programação, desenvolvimento de aplicativos e habilidades profissionais de mercado para jovens de ensino médio da rede pública de ensino de Passo Fundo. A aula inaugural foi realizada no Auditório Professor Jair Bochi Cordeiro, no Iceg. 

O evento contou com a presença do vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Dr. Rogerio da Silva; do gerente Executivo da RBS, Mauro Vanin; dos estudantes selecionados, professores dos cursos de TI e representantes das empresas parceiras do projeto. 

O objetivo do projeto é estimular o pensamento computacional, demonstrando por meio das diversas atividades, que a tecnologia digital é uma ferramenta básica para todas as profissões. O curso é realizado pela UPF, por meio do Programa de Extensão Conexões Tecnológicas e da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, com o apoio das empresas Alfasig, Atua Sistemas de Informação, Coleurb, Ren9ve Softwares e da Splora. 

Durante o curso, os jovens aprendem a criar aplicativos para dispositivos móveis e são inspirados a utilizar a tecnologia em suas carreiras, por meio de uma interface gráfica baseada em blocos. Nesta edição 20 estudantes foram selecionados para participar do curso, que tem duração de dois meses, com aulas teóricas e práticas nos meses de setembro e outubro. Nesse período, os estudantes terão aulas todas às terças e quintas-feiras à tarde com professores dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e do mestrado em Computação Aplicada. Para participar das aulas, os estudantes receberão benefícios como vale-transporte, alimentação e acesso aos laboratórios da UPF. Ao final das atividades, eles receberão um certificado de curso de extensão da UPF. 

Presente na atividade, o vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, destacou que o projeto é fundamental para a Instituição possuindo um histórico bastante positivo e aproximando ainda mais a Universidade dos estudantes das escolas públicas. 

O coordenador do projeto de extensão comunitário Z-Coders, professor Me. Victor Billy da Silva, salientou que o projeto promove a capacitação dos jovens em pensamento computacional e programação de computadores e aplicativos.  “É uma grande oportunidade que os estudantes selecionados terão, tendo aulas com professores dos cursos de informática da UPF, tendo também contato próximo com as empresas parceiras, conhecendo assim, de perto como a área de informática funciona, um setor que está em constante crescimento de demanda por pessoas qualificadas”, destacou.

Após a solenidade de abertura, os estudantes tiveram a primeira aula do curso com o professor Dr. Roberto Rabello, com o tema “Aspectos Sociais e Mercadológicos da Tecnologia da Informação”.