Extensão

Projeto Go Code Blocks forma nova turma

01/11/2018

15:29

Por: Jéssica França

Fotos: Jéssica França

Estudantes de escolas públicas de Passo Fundo tiveram aulas de tecnologia e empreendedorismo

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC), formou, na tarde desta quinta-feira, 1º de novembro, a terceira turma do projeto Go Code Blocks. O projeto – desenvolvido em conjunto com a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS), com o apoio das empresas Alfasig, Atua, Coleurb, Renove e Splora – proporciona a estudantes do ensino médio de escolas públicas um primeiro contato com as tecnologias e a lógica de programação. 

Para o vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Dr. Rogerio da Silva, o projeto tem um papel importante de integração com a comunidade. “Um projeto como esse de extensão é um diferencial e mostra o que a UPF, por meio da graduação, do ensino, da pesquisa e, nesse caso, da extensão, traz para dentro da Instituição estudantes de escolas públicas oferecendo a possiblidade de conviverem com nossos professores e acadêmicos, aprendendo sobre tecnologia e empreendedorismo”, disse. 

Neste ano, a divulgação do curso foi realizada em 16 escolas da rede estadual, durante a fase de sensibilização, quando 82 alunos realizaram a inscrição no projeto e se submeteram ao processo de seleção com prova de lógica, seguida de entrevista. Vinte estudantes foram selecionados, representando nove escolas, e, destes, 19 perseveraram, participando das aulas de tecnologia, de mercado, de empreendedorismo, de privacidade e segurança. “O Iceg sempre teve uma característica de os estudantes atuarem na educação básica, aproximando a Universidade da escola e o Go Code chegou para fortalecer essa ideia de trazer a comunidade para dentro da UPF”, comentou o diretor do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg), professor Dr. Luis Marcelo Darroz. 

Projeto está em sua terceira edição 
No ano de 2016, a UPF iniciou parceria com a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, oferecendo uma primeira edição do projeto Go Code, que, desde o ano de 2015, era desenvolvido apenas na cidade de Porto Alegre. 

A iniciativa, ajustada para o contexto e a realidade de Passo Fundo, foi batizada de Go Code Blocks, formando turmas nos anos de 2016, 2017 e, agora, em 2018. “A UPF se engajou nesse projeto com a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, motivo de muita alegria e satisfação, já que a RBS, junto com a Fundação e a UPF, estão engajadas em transformar em uma sociedade que está em constante mudança”, disse. 

Curso
O coordenador do projeto de extensão Go Code Blocks, professor Me. Eder Pazinatto, destacou a integração e a dedicação dos estudantes durante o curso. “Desejamos sucesso e que todo conhecimento adquirido pelo Go Code possa ser utilizado no futuro”, afirmou. 

O curso ofereceu uma carga horária de 60 horas, sendo ministrado nos meses de setembro e outubro, com aulas nas terças e quintas-feiras, no turno da tarde, na UPF. Os estudantes que participam do curso recebem alguns benefícios, como vale-transporte para participação das aulas, alimentação, brindes e certificado. 
O curso desafia os jovens a criar aplicativos para dispositivos móveis e os inspira a utilizar a tecnologia em suas carreiras, por meio de uma interface gráfica baseada em blocos (usando o App Inventor, aplicação código aberto originalmente criada pela Google e atualmente mantida pelo Massachusetts Institute of Technology - MIT).