Ensino

Projeto de extensão da UPF promove palestra sobre o universo da pintura

01/09/2017

18:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A Universidade de Passo Fundo, por meio da Faculdade de Artes e Comunicação (UPF/FAC), e do projeto de extensão Modos de Ver desenvolvido, em parceria com a Associação Passofundense de Cegos (Apace), promoveu nesta sexta-feira, 1º de setembro, uma palestra com a egressa da UPF e professora Débora Moreira. O universo da pintura desde as manifestações do homem pré-histórico até os desenhos nas cavernas registrando sua passagem e a importância da arte para a vida do homem foram explicados pela professora. 

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Me. Margaria Pantaleão da Silva, a ação vem sendo desenvolvida desde 2011 com um grupo da Apace com o objetivo de desenvolver experimentações sensoriais perceptivas usando materiais plásticos como uma forma de inclusão. 

Na atividade, a professora Débora falou também sobre os pigmentos naturais e a sustentabilidade no uso de materiais para uma vida equilibrada e mais feliz. Com pigmentos naturais em pó, os participantes prepararam as tintas e aplicaram sobre vários suportes, como papéis de diferentes tipos e tecido. Após a preparação, eles usaram o olfato para identificar materiais como terra, erva mate, canela, açafrão, café entre outros. Os participantes também registraram suas mãos sobre papel e um tecido. “Foi uma experiência muito gratificante para todos que compartilharam das experiências da professora com materiais pictóricos”, destacou a professora Margarida.