Extensão

Projeto de Educação Financeira realiza oficina na Escola Monte Castelo

20/11/2018

18:17

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC) e do projeto de extensão “Educação financeira, endividamento e gestão das finanças pessoais”, promove, a partir das 10h desta quarta-feira, 21 de novembro, mais uma ação extensionista voltada à comunidade escolar. A oficina visa à capacitação de professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Monte Castelo.

Segundo o coordenador do projeto, professor Dr. Ginez de Campos, essa ação extensionista da UPF está vinculada ao Programa de Educação Financeira nas Escolas, que, por sua vez, faz parte de uma política pública de âmbito nacional, a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), instituída por meio do Decreto Presidencial nº 7.397 em 2010.  

A equipe responsável pelo desenvolvimento da oficina conta com a colaboração do professor Dr. André da Silva Pereira, além da participação do acadêmico André Finatto Donassolo, que é bolsista do Programa de Apoio Institucional a Discentes de Extensão e de Assuntos Comunitários (Paidex) da UPF.

Metodologia do trabalho 
A metodologia desenvolvida nas escolas tem como referência o desenvolvimento de oficinas de formação e capacitação de professores e estudantes visando inserir o tema da educação financeira na proposta pedagógica da escola. “A abordagem transversal da educação financeira proporciona a tematização de noções básicas de economia e de gestão das finanças pessoais articulada com as diversas disciplinas do currículo escolar das escolas”, pontuou Campos. 

ENEF
A ENEF é uma política pública de âmbito nacional que reconhece a educação financeira como ferramenta de inclusão social, de melhoria de vida do cidadão e de promoção da estabilidade, concorrência e eficiência do sistema financeiro do país visando consolidar a cidadania financeira. Para dar suporte às ações do Programa de Educação Financeira nas Escolas da ENEF em todo o Brasil, foi instituída a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), que é a organização responsável pela coordenação e execução dos projetos da ENEF. 

O projeto de Educação Financeira da UPF está integrado aos projetos da ENEF. Conforme Campos, o MEC resolveu apoiar a inserção da educação financeira nos temas da atualidade sugeridos para compor a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) das escolas de educação básica por determinação do Plano Nacional de Educação (PNE).