Extensão

Projeto Circulando Cidadania FEAC promove ação de conscientização para crianças

11/06/2019

15:19

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Cerca de 100 crianças entre os oito e nove anos participaram de uma atividade especial promovida pelo projeto de extensão Circulando Cidadania da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), vinculado ao Programa UniverCidade Educadora da Universidade de Passo Fundo (UPF) e o Fórum de Mobilidade e Educação. As ações ocorreram na sexta-feira (7) na Escola Notre Dame Menino Jesus.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Me. Daniela dos Santos, a movimentação contou com a parceria do Núcleo de Educação para o Trânsito do Município, Coleurb e Agenda 21. Segundo ela, o objetivo foi conscientizar as crianças sobre os cuidados com o meio ambiente e com a segurança no trânsito.

Para envolver a todos, quatro oficinas foram desenvolvidas, além de um teatro de fantoches. Na oficina “Meio Ambiente e trânsito”, foi apresentado um vídeo do Sala Futura sobre poluição do ar. Após, eles realizaram um debate e construíram um painel sobre a importância do cuidado com o meio ambiente e a qualidade do ar. A segunda oficina foi “Eu abraço minha escola”. Nela, os estudantes construíram frases impactantes que foram colocadas ao redor da escola, visando a leitura e a reflexão da comunidade a partir daquilo que foi criado em grupo. “Andar seguro” foi a terceira oficina. Promovida pela empresa Coleurb, a atividade contou com dicas e orientações sobre como andar de ônibus de forma segura. Os estudantes também puderam dar uma volta de ônibus. Por fim, e equipe do projeto “Escolinha de Trânsito” montou uma pista completa com placas e sinalizações para aprendizado.

De acordo com Daniela, para finalizar a atividade, as crianças confeccionaram capas e máscaras para se transformarem em “Super Agentes de Trânsito” onde receberam seu bloco de multas.