Extensão

Projeto Charão participa de evento no Parque das Aves em Foz do Iguaçu

10/07/2018

13:47

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

O projeto Charão, desenvolvido pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (ICB/UPF) e pela Associação Amigos do Meio Ambiente (AMA), participou, na última semana de junho, de um evento no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, auxiliando no planejamento dos trabalhos de conservação do papagaio-chauá. A espécie, que é encontrada principalmente nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, conta com o apoio do Parque das Aves nos trabalhos a campo.

Conforme o coordenador do projeto Charão, professor Jaime Martinez, o projeto da UPF e o projeto Papagaio-chauá têm somado esforços em algumas ações no estado de Minas Gerais, realizando expedições conjuntas, otimizando recursos materiais e humanos nas expedições a campo. “Como a equipe do projeto Charão também conduz o Programa Nacional para a Conservação do Papagaio-de-peito-roxo, com atividades desde o Rio Grande do Sul até Minas Gerais, a parceria entre as equipes vem sendo ampliada para otimizar os resultados nessa região do Brasil”, explica ele, enfatizando que tanto o papagaio-de-peito-roxo quanto o papagaio-chauá e o papagaio-charão contam com o apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

O Parque das Aves é o segundo lugar de maior visitação em Foz do Iguaçu, recebendo cerca de 800 mil pessoas por ano, e tem como missão promover a conexão das pessoas com o mundo natural, além de agir para salvar espécies da Mata Atlântica. Como as florestas com araucárias encontram-se dentro do bioma da Mata Atlântica, ambiente de interesse nas ações de conservação do Parque, foi realizado o convite para os professores da UPF Jaime Martinez e Nêmora Pauletti Prestes realizarem uma palestra sobre esse ecossistema típico do sul do Brasil para os técnicos e a equipe de educação ambiental que atuam na instituição.

Durante o evento, foi realizado o planejamento estratégico para as ações de conservação do papagaio-chauá para os próximos cinco anos, com a participação da equipe do projeto Charão, avaliando possibilidades de novas ações conjuntas, contemplando o papagaio-de-peito-roxo em Minas Gerais. Conforme Martinez, em reunião com Carmel Croukamp Davies, diretora geral do Parque das Aves; Paloma Bosso, diretora Técnica; e a bióloga Marina Somenzari, da Divisão de Conservação, foram tratadas possibilidades de futuras parcerias, principalmente no fortalecimento da Reserva Particular do Patrimônio Natural Papagaios-de-Altitude no planalto de Santa Catarina. “Essa unidade de conservação da natureza vem preparando-se para estabelecer um centro de referência para a biodiversidade da Floresta com Araucárias, tendo o papagaio-charão e o papagaio-de-peito-roxo como espécies bandeira”, pontua ele.