Universidade

Projeto “Café com a Coordenação” dos cursos de Química conta com participação de convidados

22/05/2020

16:44

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O projeto “Café com a Coordenação” dos cursos de Química Bacharelado e Licenciatura da Universidade de Passo Fundo (UPF) contou, nesta semana, com a participação da professora Dra. Lisiane Santos Freitas, egressa do curso de Química (1998), natural de Passo Fundo e que hoje reside em Aracaju - Sergipe.

Na oportunidade, a convidada relatou a sua experiência como profissional na indústria de alimentos e metalúrgica na área de controle de qualidade e tratamento de efluentes, além de laboratório de análise e consultoria em controle ambiental, mas que descobriu que a sua grande motivação está na academia.

Atualmente, Lisiane é professora na Universidade Federal de Sergipe, onde desenvolve pesquisa na área de transformação e caracterização de resíduos agroindustriais, através da recuperação de princípios ativos de plantas e transformação da biomassa através do processo de pirólise.

A utilização de ferramentas para pré-tratamento da biomassa e técnicas de análises de compostos orgânicos é utilizada para conhecer a composição química e valorizar os produtos de pirólise. Este conhecimento está presente na orientação de seus estudantes de graduação e pós-graduação e na produção acadêmica de artigos nacionais e internacionais, capítulos de livros e patentes. “Agradecemos a Lisiane por estar conosco neste momento, partilhando sua experiência. Também, pelo convite em realizarmos parcerias de intercâmbios profissionais e acadêmicos. Estamos à disposição e, certamente, essa é mais uma porta que se abre para nossos acadêmicos interessados em seguir em um mestrado ou doutorado na área de Química. Parabéns pela sua caminhada!”, destacaram as coordenações dos cursos.

Encontros semanais

O projeto “Café com a Coordenação” é mais um espaço para o diálogo entre os coordenadores, acadêmicos e professores dos cursos. Os encontros ocorrem semanalmente, em uma agenda aberta para os acadêmicos integrando os dois cursos.

Os acadêmicos que participaram do café relataram a importância desses momentos para conhecer as diferentes trajetórias acadêmicas seguidas por egressos e que isso está servindo de inspiração e motivação para adentrarem ainda mais no mundo da Química.

Os encontros ocorrem todas as quintas-feiras, às 18h pelo link de acesso https://meet.google.com/aaw-pmrc-evp