Ensino

Programa de Intercâmbio Acadêmico Institucional inscreve até 28 de março

08/03/2018

14:49

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo Pessoal

Alunos de graduação da Universidade de Passo Fundo (UPF) têm até o dia 28 de março para se inscrever no Programa de Intercâmbio Acadêmico Institucional (Piac). O edital com todas as informações está disponível no site www.upf.br/editais. Para esta edição, estão disponíveis 24 vagas, distribuídas entre Argentina, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Hungria, Itália, México, Polônia e Portugal. Para realizar a inscrição, o aluno deve preencher o formulário de inscrição e protocolá-lo na Central de Atendimento ao Aluno, Campus I.

O Programa objetiva proporcionar a troca de informações e experiências com instituições de ensino de outros países, como forma de qualificar os alunos e valorizar a formação oferecida pela Universidade.

Para participar, os alunos de graduação da UPF devem estar aprovados, no momento da inscrição, em no mínimo 50% e no máximo 80% dos créditos do curso. O candidato deve apresentar excelência acadêmica e comprovar conhecimento da língua estrangeira. Para isso, a UPF Idiomas oferece o Teste de Aptidão Linguística.

Quem já aproveitou a oportunidade garante que o crescimento ocorre em todas as áreas do desenvolvimento. Para Nicolas dos Santos Trentin, acadêmico de Agronomia, a contribuição para o crescimento pessoal e profissional é imensurável. “Acredito que a experiência de realizar um intercâmbio contribui tanto em nível pessoal quanto no âmbito cultural e profissional. A possibilidade de vivenciar outras culturas, conhecer outros lugares e, com isso, integrar o conhecimento adquirido, é um grande aprendizado. Portanto, só tenho de agradecer a oportunidade cedida pela UPF, por intermédio da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais, a qual realiza um ótimo trabalho ao processo de internacionalização dos estudantes desta Universidade”, ressalta o aluno, que realiza o intercâmbio na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Portugal.

Para Diego Possamai, acadêmico de Engenharia Química, o intercâmbio tem sido uma experiência de caráter humano, e, nela, as trocas são realizadas nos âmbitos acadêmico, cultural e pessoal. O local escolhido por ele foi a Universidade do Porto, também em Portugal. Em sua opinião, a experiência abrirá portas e horizontes. “O conhecimento de si mesmo passa pela percepção do mundo que está à sua volta, e emergir em outra cultura retira-nos do confortável, em um contexto no qual muitas vezes nos deparamos com nossas limitações. Esses limites são superados pelo convívio, pelo respeito mútuo e pelo inédito que se passa ante nossos olhos. As diferenças que parecem ser gigantes são caladas no afago de um abraço. Ser intercambista é ser um cidadão do mundo, globalizado pela busca incessante do saber e que tem abrigo em todo lugar, porque aí está sua casa”, destacou.

Informações
A lista dos alunos pré-selecionados será publicada no portal da UPF. Os selecionados serão contatados exclusivamente pelo e-mail da UPF, com informações sobre a próxima etapa do processo.

Informações também podem ser encontradas em www.upf.br/intercambios, ou pelo telefone (54) 3316-8117.