Geral

Professores da UPF participam do Seminário da Pós-Graduação em Docência Universitária

25/03/2019

18:02

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Evento em Porto Alegre contou com a participação de docentes das universidades pertencentes ao Comung

O seminário de abertura do curso de Especialização em Docência Universitária na Contemporaneidade, oferecido pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), ocorreu no dia 23 de março, na PUCRS, em Porto Alegre. O evento contou com a participação de cerca de 140 docentes de todo o estado, incluindo a Universidade de Passo Fundo (UPF).  Esteve presente o professor da UPF Dr. Altair Fávero, que será um dos docentes da Especialização, e ainda, a professora Dra. Carina Tonieto, do Núcleo de Apoio Pedagógico da UPF, que representou a instituição na reunião da Rede de Formação de Professores do Comung. 

A abertura das atividades foi prestigiada por autoridades acadêmicas como o reitor da PUCRS, professor Dr. Evilásio Teixeira, pela reitora da Unisc e presidente do Comung, professora Carmen Helfer, pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UCS, Dr. Odacir Graciolli, e ainda pela coordenadora do curso, a professora da UCS Me. Flávia Fernanda Costa. Após a solenidade de abertura, a programação teve prosseguimento com a palestra da professora da UFPel, Dra. Maria Isabel da Cunha, que falou sobre a “Docência universitária na contemporaneidade”. Na parte da tarde, os professores acompanharam a apresentação da Rede de Formação de Professores do Ensino Superior do Comung e tiveram esclarecimentos sobre o funcionamento do curso, que terá carga horária de 360 horas, divididas entre módulos presenciais e a distância. 

O objetivo da Especialização é proporcionar aos professores uma visão ampla e integrada sobre a docência no ensino superior no contexto das transformações educacionais mundiais, buscando promover o aprimoramento das competências e das habilidades didático-pedagógicas e a troca de conhecimentos pedagógicos entre as universidades do Comung. Como instituição integrante do Comung, a UPF disponibilizou, por meio de edital interno, 15 vagas aos docentes da Instituição, e, no dia 1º de junho, será sede de um dos seminários presenciais do curso. 

Participaram do seminário de abertura os professores: Me. Caroline de Fátima Matiello Vaz e Dr. Ivan Penteado Dourado, do Instituto de Filosofia e Ciência Humanas (IFCH); Me. Eliara Riasyk Porto, da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear); Dra. Giovana Henrich e Dra. Luciane Spanhol Bordignon, da Faculdade de Educação (Faed); Me. Gisele Maria Dal Zot Flôres, Me. Regina Marchiori Canali, Me. Julio Cesar Giacomini e Dra. Janaína Rigo Santin, da Faculdade de Direito (FD); Me. Nadja Maria Hartmann, da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC); Dra. Telma Elita Bertolin, do Instituto de Ciência Biológicas (ICB).