Universidade

Professora Maria Helena Serena da Luz recebe portaria de jubilamento

19/06/2019

17:10

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Docente atuou na Faculdade de Educação e no Integrado UPF durante cerca de 40 anos

A professora Maria Helena Serena da Luz recebeu, na tarde desta quarta-feira, dia 19 de junho, sua portaria de jubilamento. Docente da Faculdade de Educação (Faed) e do Centro de Ensino Médio Integrado UPF, Maria Helena atuou por cerca de 40 anos na Instituição. A entrega foi realizada pela reitora, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin. O ato ocorreu no gabinete da reitora, com a presença da família da professora. 

Maria Helena iniciou sua trajetória na UPF no dia 5 de agosto de 1976. Antes disso, foi professora estadual e trabalhou em diversos municípios da região. Pela Instituição, atuou também nos municípios de Palmeira das Missões e Erechim. Filha de pais analfabetos, Maria Helena conta que se tornou professora para realizar o sonho dos pais. “Eu nasci para ser professora. Era o sonho dos meus pais que um dos filhos fosse professor. E como eu era a mais velha, acabei realizando esse sonho deles. E era a coisa que eu mais gostava de fazer. Para mim, esses 40 anos me ensinaram a ser uma pessoa melhor, a sempre seguir adiante, a entender os outros. Se eu tivesse que repetir, ficaria mais 40 anos”, disse. 

Durante a entrega da portaria, a reitora aproveitou para agradecer o trabalho da professora Maria Helena e ressaltou que a Instituição continua de portas abertas. “A gente sempre chama o professor que jubila para agradecer pelo tempo de trabalho, pela contribuição, pela dedicação à Instituição, pelo carinho. Eu penso que cada um deixa e leva muito. Deixa sua marca, seu conhecimento, sua referência a muitas outras pessoas, então, certamente muitas pessoas que passaram pela senhora a levam no coração. É uma alegria recebê-los aqui e desejo que a senhora curta muito esse novo momento”, ressaltou.