Ensino

Professora da UPF recebe menção honrosa pelo Conselho Federal de Química

28/06/2022

11:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo pessoal

Docente da Universidade de Passo Fundo (UPF) desde 1992, a professora Dra. Clóvia Marozzin Mistura é uma das referências na sua área. Por conta de sua atuação, ela foi a única gaúcha a ser homenageada no Prêmio Talentos, promovido pelo Conselho Federal de Química (CFQ). Clóvia conquistou o terceiro lugar na categoria profissional de química industrial e recebeu menção honrosa em evento realizado no sábado, 25.

Ela conta que o convite foi feito pela Associação Brasileira de Química – Secção Regional do Rio Grande do Sul (ABQRS). A professora, que já recebeu outras distinções, como o prêmio Pioneiras da Ecologia da Assembleia Legislativa, categoria profissional, pela trajetória na área da sustentabilidade no Rio Grande do Sul, ressaltou a alegria em ser lembrada novamente. “Estou muito feliz por poder receber essa honraria. Parabenizo a todos os profissionais e, nominando o Conselho Federal de Química e os conselhos regionais, reforço a importância do trabalho que vem sendo realizado de forma incansável desde 1956, para que os profissionais sejam reconhecidos, valorizados e possam seguir fazendo o seu melhor”, destacou, ao receber a menção honrosa, fruto do trabalho e da caminhada ao longo dos anos, a professora destacou a importância do reconhecimento. 

Dedicação à prática e à teoria

Com graduação em Química pela UPF, a professora Clóvia desenvolveu seu doutorado com período no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior na Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. Por meio de financiamento pela CAPES/Brasil, ela desenvolveu trabalhos nas áreas de Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais, com foco em Tecnologia Mineral, Ambiental e Metalurgia Extrativa. 

Sua atuação acadêmica ocorreu junto com as vivências práticas, a exemplo do período em que foi gestora do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Marau, de 1989 a 2000. Com experiência na área de Química, suas ações dão ênfase em divulgação científica, inovação e sustentabilidade, Educação em Ciências e Química Ambiental, sensibilização em educação química, formação inicial e continuada de professores, educação ambiental para mobilização social, EAD para ensino de Ciências, consultoria química e de meio ambiente.

Na pesquisa, Clóvia desenvolve projetos nas áreas de tratamento de resíduos e Processos Oxidativos Avançados (POAs), produção de nanopartículas magnéticas e tratamento com nanocompósitos.